“Secretário de segurança Francisco Gomes (Cocó), deve ser convocado já na próxima sessão ordinária para se defender de acusação”.
As vozes das ruas chega a Câmara Municipal de Vereadores, chega aos representantes do povo com revindicação de soluções para que os problemas possam ser resolvidos em tempo, e em prol da coletividade.
Com a pauta extensa, o presidente Emilson de Borba Cunha (LULA), precisou por varias vezes, pedir que o público presente se conte-se, para que os oradores da tribuna pudesse falar e concluir o discurso, e aqui pra gente… Pegou fogo nas discussões entre oposição e situação.
Discurso na Tribuna
A vereadora Diva Araújo (PRB), iniciou agradecendo pela passagem de seu aniversário, e a todos que compareceram a sua festa, logo após, falou sobre o caos da segurança pública no município, que era dever do estado, mas de responsabilidade também do município.
Diva disse que foi destinado cerca de R$: 6 milhões no orçamento para a Secretaria de Segurança, e queria saber como vereadora e fiscalizadora do erário público, onde e como tinha sido aplicado este montante de recurso, pois ela não conseguia enxergar.
Diva solicitou que o presidente Emilson de Borba, convocasse o secretário de segurança, Francisco Gomes, mas conhecido por COCÓ, para se explicar na Câmara Municipal, sobre o orçamento de sua secretaria, e de varias denúncias que chegaram a Câmara referente à pasta que ele gerencia, as denuncias foram feitas pelo o povo.
O vereador Edinor Albuquerque (PMDB), líder do governo na Câmara, chegou a ceder parte de seu tempo para que a vereadora Diva Araújo, pudesse concluir seu discurso. Considerado por ele muito pertinente em parte.
Logo após, a vereadora Eliane Guedes (PV), disse que a Guarda Municipal não tem cumprido seu papel por falta de gestão na pasta. As denúncias que chegaram a seu gabinete são inúmeras, como, por exemplo, folha de pagamento altíssima, consumo de combustível, e falta de gerenciamento.
Eliane leu uma mensagem em seu celular, recebida de um cidadão do povo, servidor público da própria secretaria de segurança, falando detalhes sobre a pasta da secretaria de segurança. Quem denunciou não aceita o que está de fato acontecendo, e conhece a fundo a pasta.
Ela disse que a falta de segurança está um absurdo na cidade, sabemos que a segurança é dever do estado, mas também sabemos que é direito e responsabilidade de todos nós.
Eliane relatou que somente este mês foram roubadas 3 motos 1 carro, e dois supermercados. Um absurdo! Enquanto tudo isso acontece o que vemos são os carros e motos estacionados no pátio da Guarda Municipal.
Mencionou que antes eram feito rondas ostensivas e preventivas, agora o que vemos são pessoas amontoadas em um galpão, ganhando salários altíssimos na folha de pagamento que chega até servidores a ganhar R$: 5 mil ou mais, e alguns nem expediente estão dando, sendo acobertados pelo o próprio secretário, e os exemplos por lá são muitos.
A vereadora disse que o secretário está perdido, sem rumo, e sem prumo, está fazendo o seu enquanto pode. Há até denuncia de enriquecimento ilícito diante do salário que ganha, e o salário que o secretário recebe, não é compatível com seu patrimônio.
Aguarde matéria completa da sessão de hoje com áudio realizada na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feita.