A política não é uma “ciência exata” tudo pode acontecer até meados de 2016.
O mês de Setembro passado, e meados de Outubro, foram os meses do ano pré-eleitoral. Sempre neste período movimenta o meio político por conta do (antigo) prazo de filiações para pré-candidatos ao pleito que se aproxima.
Digo antigo prazo, pois foi sancionada aos “49 do segundo tempo”, a Lei n° 13.165/2015 (mini-reforma eleitoral, matéria abaixo) que modificou a determinação onde os pré-candidatos deveriam estar filiados aos partidos políticos um ano antes da eleição.
Outras modificações como a redução do tempo da campanha, de 90 para 45 dias, também foram implantadas com a nova lei.
A movimentação que aconteceram nesse período aonde filiações, desfiliações, diretórios, e comissões provisórias configurarão nos registros do TSE, faz com que vá se formando um desenho, um rascunho do que será a disputa para a Prefeitura e Câmara no próximo ano.
Esse rascunho sinaliza para o lançamento de muitas pré-candidaturas ao legislativo, principalmente à Majoritária. Obviamente que muitos desses nomes tendem a desaparecer no gargalo das convenções de 2016.
Ex-Prefeitos e ex-vereadores… A realidade nua e crua das urnas.
Como a política não é uma “ciência exata” tudo pode acontecer até meados de 2016, onde aí sim, se configurarão de maneira definitiva os concorrentes aos cargos do Legislativo, e do Executivo em Guamaré.
2015 se finda, e 2016 está logo ali…