Auxílio Brasil: Macau é destaque no RN entre dez municípios com acompanhamento em saúde

Com o acompanhamento de perto de 4 mil pessoas beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu de forma antecipada superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e o município de Macau está entre as dez cidades do Rio Grande do Norte que apresentam melhores percentuais de acompanhamento dos usuários dos SUS, ocupando a 9ª posição.

Apesar do resultado exitoso, que corresponde a 85,84% do número de beneficiários, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os beneficiários do programa federal que ainda não passaram pelo acompanhamento da saúde para procurar a UBS do seu bairro/distrito ou o agente comunitário de saúde.

O acompanhamento na Atenção Primária à Saúde (APS) é um dos requisitos para a permanência das famílias no programa. O público-alvo são crianças menores de 7 anos de idade, e mulheres entre 14 e 44 anos.

“Desde o Bolsa Família, que foi substituído pelo Auxílio Brasil, o acompanhamento em saúde é exigido pelo governo federal. O procedimento é essencial para a promoção da saúde das famílias em vulnerabilidade socioeconômica, e também para que o benefício não seja cortado”, explicou a Secretária de Saúde, Terezinha Menezes.

O acompanhamento em saúde precisa ser feito duas vezes ao ano, sendo que a primeira vigência é de janeiro a junho, e a segunda, de julho a dezembro. O programa Auxílio Brasil também monitora o desempenho escolar das crianças e adolescentes beneficiados, assim como a atualização cadastral da família na Assistência Social.

Compartilhe agora
SSM Telecon HZ
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Igreja VT
Melanina VT
Ferragem VT
2M Proteção VT
Milena
Tribuna Legislativa