Coligação “Guamaré Merece Mais” poderá não eleger nenhum vereador nestas eleições.
“Coligação “Guamaré Merece Mais” perde o PT e três candidatos são indeferidos, deixando a coligação com risco de não fazer o quociente eleitoral e consequentemente não eleger nenhum vereador”.
A peleja entre o PT e a coligação “Guamaré Merece Mais”, terminou com o indeferimento do DRAP, que veio a gerar a sentença de cassação do registro de seus candidatos, entre os indeferidos da coligação estão: JOÃO MARIA BERLAMINO, ALCIMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, E ILMA DA CRUZ JERÔNIMO, esses que desfalcam a coligação que pode não fazer o quociente eleitoral, segundo a demonstração das últimas eleições com a média de votação dos vereadores.
Estaria à luz de perigo em alerta, e certamente para atingir o numero possível para eleger um vereador pela coligação. Essa baixa na coligação laranja, como estão denominaram na cidade, pode render prejuízos para atingir o quociente eleitoral levando a terra as demais candidaturas.
O que ouvimos por eleitores na cidade, é que as candidaturas restantes na coligação estariam em perigo… Pois nela existe um vereador de mandato que na última eleição, contou na sua campanha com a presença e apoio do saudoso e ex-prefeito João Pedro Filho.
Para muitos militantes a ajuda de João Pedro foi decisiva, o vereador ultrapassou a marca de 400 votos. Hoje sem a presença do pajé na campanha deste ano, o desempenho pode ser ainda menor segundo se comenta por todo o município, em especial, na comunidade de Baixa do Meio, seu maior reduto eleitoral.
Destacando que o candidato a prefeito não apoia o vereador de mandato, mais um concorrente seu, como foi na eleição passada. Esse desacerto levaria a coligação a não atingir a marca mínima para eleger um vereador, já que a lei exige que seja atingido o quociente para que possa ser eleito o primeiro, sem atingir esse mínimo de votos podem ficar todos sem mandato… Ou seja, a coligação “Guamaré Merece Mais”, poderá de fato não conseguir eleger nenhum vereador nestas eleições.