CURSO DE GASTRONOMIA É OFERTADO PARA MARISQUEIRAS EM GALINHOS

Capacitar marisqueiras, pescadores, agricultores rurais, estudantes, merendeiras e professores tem sido uma importante ação desenvolvida pelo Vale Sustentável. Entre os dias 7 a 11 de abril, marisqueiras, pescadores e profissionais ligados ao turismo da Península de Galinhos, no Rio Grande do Norte participaram do Curso de Gastronomia, ministrado pelo chef Elias Neto, na Colônia Z-30, sede do município. O projeto Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

No primeiro dia de capacitação, o chef realizou junto ao grupo de mulheres a mise en place que é a organização dos ingredientes e utensílios antes de cozinhar. Nos dias consecutivos, as marisqueiras aprenderam diversos pratos a base de peixe, camarão, sururu, ostra, búzio, siri, polvo e acompanhamentos. Como explica Elias Neto. “Aqui ensinamos técnicas de preparo, conservação e apresentação de pratos, além de noções de higiene, empreendedorismo e valorização da culinária tradicional”, disse.

O Coordenador Geral do projeto, Elisângelo Fernandes, falou sobre a importância do curso. “Capacitar marisqueiras é uma ação poderosa e transformadora — tanto para as mulheres envolvidas quanto para suas comunidades. Elas já possuem um conhecimento ancestral e riquíssimo sobre o mar, as marés, os ciclos da natureza e as espécies de mariscos. A capacitação ajuda a unir esse saber popular com técnicas modernas, fortalecendo a identidade cultural e a autoestima dessas mulheres. As novas técnicas permitem que elas aumentem o valor agregado dos produtos, oferecendo pratos prontos, conservas, petiscos ou participando de eventos. Isso significa mais renda, mais oportunidades e mais autonomia financeira. O curso também ajuda a transformar pratos simples em experiências gastronômicas que valorizam os ingredientes da região. Isso atrai turistas, fortalece a cultura local e pode movimentar toda uma cadeia produtiva”, afirmou.

Em fevereiro, o projeto entregou para a Colônia local um kit de utensílios com fogão industrial com botijão de gás, bacias, peneiras, conchas, baldes, panelas e caçarolas, boias, caixas de isopor, máscaras, aventais, sinalizadores, chapéus e camisetas UV, entre outros itens, para auxiliar as mulheres.

 

 

 

Compartilhe agora

Deixe um comentário

YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Igreja VT
Ferragem VT
Milena
2M Proteção VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Melanina VT
Tribuna Legislativa