Nativos… Um olhar sobre a cidade de Galinhos.
A cidade de Galinhos foi noticia hoje (21) em reportagem exclusiva da InterTVCabugi na série “Tô de Folga – Um Olhar sobre a cidade de Galinhos”. A reportagem mostrou as belezas da praia da ilha e suas riquezas naturais.
A praia de Galinhos é um destino turístico despretensioso e não tem a infra-estrutura dos grandes roteiros de viagem. Não tem museus, nem local de compras, mas tem garça azul e uma parede de sal, que de longe se passa por neve.
O município de Galinhos fica em uma península, um braço de terra que avança sobre o mar em uma área de 342 km², com cerca de 2300 habitantes. Gente simpática e calorosa recebe os visitantes com um sorriso largo e o sotaque típico do nordestino.
Para chegar a Galinhos, saindo de Natal, o turista precisa pegar a BR-406. São 2 horas de viagem (170 km) até o estacionamento da Prefeitura, onde os carros ficam estacionados. Desse local pra frente, só é possível seguir de barco ou de carro 4×4 pela praia.
No barco é possível conhecer um pouco mais de Galinhos. O manguezal, que está presente na maior parte desse litoral, é o berçário de caranguejos, ostras que se fixam nas raízes do mangue formando grandes cachos e aves, como as garças brancas e azuis. Em meio à vegetação, desponta uma imensa montanha branca que se diferencia na paisagem.
“Esse sal é extraído diretamente da água do mar. Eles pegam essa água que temos navegando, jogam em um canal gigante e depois de três meses, quando tudo se evapora, eles colhe. Chega nesse estado aqui são os cristais de sal, ou cocada de sal”, explica o guia turístico José Antônio de Miranda Junior.
Os turistas ficam encantados. “Nunca vi nada parecido, parece neve. Se tivesse um casaco de pele, um gorro, dava para tirar uma foto e dizer que estava na neve. É lindo, fantástico”, relata a enfermeira Nathaly Phillips Davi.
Seguindo em direção ao Parque de Dunas, o visitante descobre outras espécies precisando de proteção: os caranguejos perdidos nas dunas. “Eles ficam perdidos, querendo retornar para o manguezal e não conseguem. Esse é o período de reprodução, o período de andada dos caranguejos. A maioria aqui são fêmeas, então estão todos perdidos na duna. Vamos recolher para colocá-los no habitat natural deles”, explica Mario Elisson.
Clique aqui e veja a reportagem completa em vídeo no G1. Fotos Guamaré em Dia.
http://globotv.globo.com/inter-tv-rn/bom-dia-rn/v/nativos-um-outro-olhar-sobre-galinhos/3909996/
Nota do Blog: É possível que poucas vezes uma gestora de um pequeno município como Galinhos, tenha assumido a prefeitura com tanta esperança e entusiasmo popular. A atual prefeita Josineide Medeiros tem o apoio de todos que acredita no desenvolvimento do município.
Hoje, o turismo da ilha constitui a maior fonte de renda do Município. Sua privilegiada localização garante-lhe uma freqüência apreciável de visitantes do Brasil inteiro e até de outros países.
O turismo em Galinhos é também o maior responsável pelo desenvolvimento da cidade em seus mais variados setores. Por isso, uma das principais metas de governo municipal tem sido incentivar a criação de novos espaços e promover eventos que fortaleçam, ainda mais, a base da economia local.