O QUE SE SABE SOBRE O APAGÃO CIBERNÉTICO QUE AFETOU SERVIÇOS EM VÁRIOS PAÍSES
Atraso em voos, bancos fechados, problemas em empresas de transporte, saúde e comunicação. Uma pane em um sistema de segurança de computadores causou caos em vários lugares do mundo desde a noite desta quinta-feira (18). É o chamado apagão cibernético mundial.
De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, foram registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.
Segundo a agência de notícias Reuters, a companhia global de cibersegurança Crowdstrike enviou alerta aos clientes de que seu software Falcon Sensor estaria causando o colapso total do sistema operacional Microsoft Windows, resultando na famigerada “tela azul da morte”. O alerta incluía instruções para contornar a falha manualmente.
Ainda não está claro se a Crowdstrike é a única fonte das panes ou se há outras causas. A plataforma para gestão de aplicativos e serviços Microsoft Azure confirmou que está investigando e trabalhando por uma resolução.
Na manhã desta sexta (19), a empresa de segurança informou que o problema foi “identificado, isolado e uma correção foi implantada”.
Fonte: Band