Polícia Militar reforça fiscalização no Rio Piranhas-Assú.
A Agência Nacional de Águas, com apoio da Polícia Militar da Paraíba, está reforçando a fiscalização do cumprimento das regras de restrição de uso para irrigação e aquicultura (geralmente criação de peixes em tanques escavados) vigentes no rio Piranhas-Açu e nos açudes Corema e Mão D’Água.
Nas próximas semanas, serão feitas novas campanhas de fiscalização e os usuários irregulares poderão ter suas bombas lacradas e apreendidas. As irregularidades identificadas são punidas com advertências, multas e embargos (lacre de bombas).
As regras de restrição de uso para o atual período seco são válidas para o rio Piranhas-Açu e para os açudes Coremas e Mãe D’Água.
É importante ressaltar que a captação de água nos dias permitidos está limitada ao horário da tarifa verde, e está proibido utilizar o método de irrigação por inundação, devido à sua ineficiência.
A ANA alerta sobre a criticidade da situação, tendo em vista que as chuvas não foram suficientes para recarregar de forma satisfatória os açudes que perenizam o rio Piranhas-Açu.