Prefeitura de Guamaré institui “Comitê de combate a Dengue” no município.
A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da secretaria de saúde, institui comitê de combate a dengue no município. A criação tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população.
A cidade se destaca no cenário regional de combate ao mosquito transmissor da dengue e decide criar o “Comitê de combate a Dengue”. Em uma reunião realizada na manhã de ontem (27), no auditório do Hospital Manoel Lucas de Miranda.
Colaboraram com a criação do comitê as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Defesa Civil, Endemias, departamentos, entidades, Igrejas, Imprensa, dentre outros.
Na primeira parte da reunião, técnicos da secretaria de saúde mostraram ao público presente como esta a situação em Guamaré. A secretaria de saúde, juntamente com a secretaria de serviços urbanos vem realizando periodicamente a limpeza das vilas onde foram encontrados possíveis focos do mosquito transmissor, juntamente com agentes da vigilância sanitária que aplicam veneno e fazem a orientação dos moradores.
Para o secretário de saúde, Adriano Diógenes, a criação do comitê de combate a dengue ajudará muito no combate e na prevenção ao mosquito transmissor, pois segundo ele, o maior problema encontrado em Guamaré é a falta de conscientização dos moradores que não cuidam do próprio quintal, jogam lixo em terrenos vazios e em estradas da região, o que é tratado como crime ambiental. Em todos os casos encontrados nas vilas de Guamaré, a maioria foi encontrada em lixos jogados nas residências e terrenos vazios. A secretaria de saúde realiza o bloqueio químico, mas sem a ajuda da população, todo o trabalho é em vão.
Para o prefeito Hélio Miranda, ações como estas são positivas, “combater a dengue depende de ações conjuntas entre as autoridades municipais e a população, por isso damos valor e atenção a trabalhos como este, que estão sendo realizados em nosso município” Concluiu.
O comitê de combate a dengue atuará principalmente fazendo a conscientização, prevenção e se necessário também à punição de pessoas que estão descuidando seu quintal ou jogando lixo em lugares impróprios. O comitê irá estudar uma maneira de buscar medidas para punir as pessoas que possuem casos reincidentes.
Ficou estabelecido na formação do comitê:
INSTITUIÇÃO E MEMBROS:
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Titular: Sarah Juliana Marinho
SECRETARIA DE SAÚDE
Titular: Gabriela Beserra Solano
PETROBRAS
Titular: Jomar Freire Soares
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Titular: Francisca Diana de Lima
DEFESA CIVIL
Titular: Margareth Iane de Oliveira
IGREJA EVANGÉLICA
Titular: Janilson de Morais
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Titular: Caio Farias da Silva
IMPRENSA
Titular: Josivan Dantas da Silva
SECRETARIA DE OBRAS
Titular: Jorge Eduardo Fernandes
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
Titular: Francisco de Assis de Aquino