PRESIDENTE DA CÂMARA DE PEDRO AVELINO PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DA ESCOLA DE CONTAS DO TCE EM ASSÚ

O Presidente da câmara municipal de Pedro Avelino Vereador Jussier Carlos participou de um importante evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), por meio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, em parceria com as federações dos Municípios (Femurn) e das Câmaras Municipais (Fecam/RN), abriu nesta terça-feira (15/4), no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu, a série de Encontros Regionais com Gestores Públicos Municipais.

Foi o primeiro de seis encontros que serão realizados no ciclo 2025. Com o auditório lotado, conselheiros do Tribunal de Contas e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, o prefeito municipal, representantes da Femurn e da Fecam e outras autoridades abriram oficialmente os encontros, que este ano têm novo formato, com a introdução de oficinas temáticas que visam complementar a formação dos participantes.

O presidente do TCE, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, destacou a importância do planejamento na gestão pública. “Um planejamento bem elaborado garante que as ações públicas sejam direcionadas de forma estratégica e eficiente, assegurando que os recursos sejam utilizados da melhor maneira, com economicidade e eficiência, para atender às necessidades da população”, pontuou.

“Estou certo de que a massiva participação representa uma pauta comum a todos os que estão aqui: a busca incansável da busca pelo conhecimento”, disse o conselheiro George Soares, diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira. Ele explicou as mudanças na programação dos encontros, aumentando de quatro para seis polos, e a inclusão das oficinas temáticas. “Hoje iniciamos o nosso ciclo de encontros, que fazem parte da efetiva atuação do Tribunal de Contas, contribuindo sobretudo para a confiança nas instituições”, completou.

Participaram da mesa, além dos conselheiros Thompson, George Soares e Gilberto Jales, o procurador-geral do MPC, Luciano Ramos; o prefeito de Assu, Lula Soares, os presidentes da Femurn, Babá Pereira e da Fecam, Ériko Jácome; presidente da Câmara Municipal de Assu, João Batista Júnior; e o diretor do Campus da UERN, Raimundo Filho, e a reitora Cicília Maia Leite.

PALESTRAS

Entre as palestras de abertura, o conselheiro Gilberto Jales fez uma apresentação do Gaepe-RN (Gabinete de Articulação para Efetividade da Política de Educação), uma instância de diálogo e cooperação entre atores do setor público e sociedade civil envolvidos política pública educacional, recém-lançado no Rio Grande do Norte.

Ainda pela manhã, o secretário de Controle Externo do TCU no RN, José Arimathea Neto, explicou o funcionamento da Emendas Especiais, mecanismo utilizado pelas prefeituras para receber verbas federais e estaduais. Encerrando as apresentações, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, palestrou sobre Administração Pública Consensual e Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).

OFICINAS

Inaugurando o novo formato, a parte da tarde foi dedicada às oficinas temáticas, oferecendo duas opções: Planejamento – Módulo I: Avaliação de Políticas Públicas e Utilização de Evidências no Planejamento Governamental, ministrado por Anne Carvalho (Diretora de Avaliação de Políticas Públicas do TCE-RN); e Execução – Módulo I: Prestação de Contas ao TCE-RN, por Paulo Melo (Coordenador de Soluções Tecnológicas para o Controle Externo do TCE-RN) e Anderson Lima (Auditor de Controle Externo do TCE-RN).

Já no segundo dia do evento são oferecidas as seguintes oficinas: Planejamento – Módulo II: Do Planejamento à Prestação de Contas – Fundamentos para uma Gestão Municipal Responsável e Transparente, por Diego Silva (Auditor de Controle Externo do TCE-RN) e Iara Padilha Medeiros (Coordenadora de Fiscalização das Contas Municipais do TCE-RN); e Execução – Módulo II: Estruturando as Admissões e o Quadro de Pessoal – Desafios do Início de Gestão, por Victor Alves (Coordenador de Fiscalização de Pessoal do TCE-RN) e Gabriela Dias (Coordenadora de Registro de Admissão de Pessoal do TCE-RN).

PRÓXIMOS POLOS

Além de Assu, outros cinco polos regionais serão abertos para receber gestores públicos de outras localidades do Estado: João Câmara (6 e 7 de maio), Mossoró (27 e 28 de maio), Caicó (17 e 18 de junho), Pau dos Ferros (1 e 2 de julho) e Natal (29 e 30 de julho).

Blog Página Aberta

Compartilhe agora

Deixe um comentário

Milanina HZ
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Igreja VT
Ferragem VT
Milena
2M Proteção VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Melanina VT
Tribuna Legislativa