SEMAS promove aula inaugural do projeto “Viver Melhor: Escola do Amanhã“

A Prefeitura de Guamaré deu mais um passo para a implantação de uma iniciativa importante na política pública de atenção à pessoa idosa. Aconteceu nessa segunda-feira, 09, na Câmara Municipal, a aula inaugural do projeto “Viver Melhor: Escola do Amanhã”.

O projeto foi contemplado através da parceria da atual gestão municipal e a Secretaria de Assistência Social com o Programa Parceiro do Idoso, sob a responsabilidade da área de investimento social do Banco Santander.

“Esse projeto vai desenvolver um serviço voltado para o fortalecimento do cuidado com a pessoa idosa, no que se refere a sua educação para uma vida de autonomia; instrumentalizando-os para que consigam lidar com situações do seu dia a dia, através da aprendizagem, com inclusão digital e alfabetização”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Câmara.

O “Viver Melhor: Escola do Amanhã” também terá atividades que vão contribuir com o processo de envelhecimento ativo, autônomo e cidadão do público assistido. Serão atendidos idosos da sede do município, comunidades e moradores do distrito de Baixa do Meio.

Durante a aula inaugural, o cordelista Francisco de Betânia apresentou o projeto em poesia. Francisco das Chagas Menezes, representante dos idosos no Conselho Municipal do Direito do Idoso – CMDI elogiou a iniciativa pioneira da Prefeitura de Guamaré na região salineira.

O projeto será coordenado pela assistente social do município, Patrícia Lessa, com o acompanhamento direto de João Valério Alves Neto, gerente da política municipal voltada para a pessoa idosa de Guamaré. Durante o evento, a Secretária Juliana Câmara, destacou a importância da iniciativa no aprendizado das novas tecnologias, ressaltando a necessidade da inclusão digital e alfabetização do público idoso.

“Esse projeto contemplará oficinas de manuseio de celular, caixas eletrônicos e demais dispositivos eletrônicos, que vão possibilitar ao idoso uma maior autonomia sob as questões do seu dia a dia, prevenindo também as situações de violação de direitos causadas pelo abuso financeiro e pela violência patrimonial”, explicou Juliana.

Na ocasião, também estiveram presentes o vereador Edinor Albuquerque, representando a Câmara de Vereadores e os Secretários, Mohana Arnoud (Turismo) e Rosendo Ferreira (Articulação Institucional), além dos idosos inscritos no projeto do Centro e localidades próximas, Lagoa Seca e do distrito de Baixa do Meio.

Na sua fala, o vereador Edinor Alburquerque enfatizou a importância da educação para o idoso, lembrando que muitos não tiveram a oportunidade de ser alfabetizados, mencionando também as inúmeras incidências de abuso financeiro, onde os idosos são as maiores vítimas.

Público alvo

O público alvo do projeto são idosos a partir dos 60 anos e as aulas de inclusão digital acontecerão em dois polos (Polo UAB-Guamaré) nas segundas-feiras, das 14h30 às 17h e no Centro de Inclusão Digital em Baixa do Meios, nas terças-feiras, das 14h30h às 17h.

Inscrições

As inscrições no projeto poderão ser realizadas na Casa dos Conselhos de Guamaré, localizada na Rua Monsenhor José Tibúrcio, nº 221 – Centro e no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS em Baixa do Meio.

Compartilhe agora
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Igreja VT
Melanina VT
Ferragem VT
2M Proteção VT
Milena
Tribuna Legislativa