“A equipe entendeu como fazer uma gestão de qualidade voltada para o povo”, destacou o prefeito de Guamaré no Seminário que comemorou os 27 Anos do ECA

Com objetivo de apresentar a materialização do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA nas políticas públicas do município, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24, o Seminário Municipal sobre os 27 Anos da legislação que explicita a implementação da proteção integral constitucionalmente estabelecida no artigo 227.

Entre o público presente ao evento na Câmara Municipal, estava técnicos das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Defesa Social, Esporte e Lazer, além dos gestores das respectivas pastas. Os vereadores Edinor Albuquerque e Lisete Negreiros, representantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente também prestigiaram o evento. A Vereadora Eliane Guedes representou a Câmara Municipal.

O Prefeito Hélio Willamy também participou do evento, que teve ainda como convidados a Promotora de Justiça da Comarca de Macau, Isabel Siqueira e a assistente social do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA Casa Renascer, Ana Carolina Galvão.

O desenvolvimento dessas políticas foi apresentado pelos próprios Secretários. O evento contou também com palestra da Assistente Social do CEDECA, Ana Carolina Galvão, que abordou sobre a formação política dos profissionais da Rede de Proteção no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Políticas públicas articuladas

A Secretária de Assistência Social e também Presidente do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA de Guamaré, Marisa Rodrigues enfatizou em sua apresentação a importância da articulação das políticas públicas na efetivação e garantia de direitos, principalmente no que tange à criança e ao adolescente. Ela ainda citou que, relativo à Assistência Social, Guamaré foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a institucionalizar a Lei do SUAS (Lei Municipal 647/2015), que dispõe sobre a política de Assistência Social no município.

“Dentro desta política, são garantidos serviços e atendimento às crianças e adolescentes”, destacou Marisa, citando como desafios a serem enfrentados, encarar o desmonte da Seguridade Social, lembrando que o problema afeta diretamente as políticas de Assistência Social e Saúde, principalmente.

Educação

A Secretária de Educação, Cinthya Katterinny, destacou que a Educação em Guamaré já conquistou a garantia do transporte escolar, a reforma e ampliação das unidades escolares e uma merenda de qualidade, além do acesso à atividades culturais e esportivas, incentivo à leitura, acesso à tecnologia educacional e atendimento educacional especializado, lembrando que a área que enfrenta problemas desafiadores como a evasão escolar.


Cinthya fez questão de esclarecer que a prefeitura não está omissa nessa questão, apresentando o Programa Acolher, desenvolvido em parceria entre a Educação e a Assistência Social do município.

Saúde

O Secretário de Saúde, Adriano Diógenes falou sobre os serviços oferecidos na Rede de Atenção Básica e Especializada do município, citando o Planejamento Familiar, o atendimento e acompanhamento da gestante e da puérpera (mulher que deu à luz há bem pouco tempo) e ainda o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente. A cobertura vacinal em 100% do município e o Programa Saúde na Escola – PSE, desenvolvido junto à Educação também pautou a fala do Secretário de Saúde.

Como desafios, Adriano demonstrou que Guamaré ainda enfrenta um alto índice de gravidez na adolescência, dentre outros. “Apesar dos números serem considerados pífios em relação à média do país, pretendemos zerar essas taxas, o mais brevemente possível”, disse.

Outro ponto abordado foi o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tema que apresenta uma triste realidade no Brasil. “Guamaré se diferencia por ter desenvolvido uma estratégia de enfrentamento com a formação política dos atores da Rede de Proteção Municipal, através do CEDECA – Casa Renascer, da construção do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e, finalmente, com a criação da Comissão de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Guamaré”, relatou o secretário de saúde.

18 de Maio
Formada por técnicos das diferentes políticas públicas que lidam diretamente com o segmento, essa comissão foi originalmente formada em dezembro de 2015, após a finalização do Plano, e este ano conta com nova composição em seus membros, apresentados oficialmente no Fórum Municipal do 18 de Maio.

A assistente social do CEDECA, Ana Carolina Galvão, fez uma retrospectiva dessa formação. Em seguida, a Promotora de Justiça da Comarca de Macau, Isabel Siqueira falou do papel do Ministério Público na defesa da garantia de direitos de crianças e adolescentes, enfatizando que eles são sujeitos de direito, e não propriedade, e falou sobre os índices de negligência familiar (58%) e abuso sexual (27%) no município de Guamaré.

Rede de Proteção atuante

Segundo a Promotora de Justiça, as denúncias de abuso deram um salto entre 2015 e 2016, de 07 para 13 casos, mas isso não demonstra um aumento dos casos, mas que a Rede de Proteção está atuando de maneira forte contra eles. Como desafios, a representante do MP ressaltou que a Rede deve estar sempre se aprimorando para agir rápido e em conjunto. Doutora Isabel disse ainda que o Executivo deve continuar a efetivar as políticas públicas e garantir o cumprimento das medidas socioeducativas para adolescentes.

A Promotora ressaltou também que o adolescente autor de ato infracional tem o desafio de ser trabalhado de duas maneiras: tanto na garantia da medida socioeducativa quanto na problemática da violação de direitos do qual é vítima. Quando usou da palavra, o Prefeito Hélio Willamy parabenizou a iniciativa do Seminário pelo CMDCA e destacou que todos estão trabalhando em conjunto para dar contribuições às políticas públicas.

Gestão com olhar para o povo

“A equipe entendeu como fazer uma gestão de qualidade voltada para o povo”. Hélio disse ainda que política pública se faz esquecendo o individual e olhando o coletivo. O Seminário terminou com um debate mediado pela Presidente do CMDCA, senhora Marisa Rodrigues.

YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Igreja VT
Ferragem VT
Milena
2M Proteção VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Melanina VT
Tribuna Legislativa