A importância da Defesa Civil para o município é bem maior do que a população própria supõe.

A importância da Defesa Civil para o município é bem maior do que a população própria supõe.

DSC_0663

Opinião: Se a população dos municípios por este Brasil a fora soubesse a importância da atuação da DEFESA CIVIL (em todas as esferas), sem dúvida alguma que cobrariam das autoridades legalmente constituídas a efetiva implantação destes nos municípios que ainda não tem.

A Defesa Civil só é lembrada nos momentos de desastres, mas as pessoas deviam saber que sua utilidade vai além das calamidades, uma vez que podem agir preventivamente de diversas maneiras (coordenação do mapeamento de risco, palestras, conscientização, plano de contingência, treinamento da população, etc).

Estamos sujeitos a ação da natureza e contra tal magnitude, o que podemos fazer é nos adaptarmos às mudanças climatológicas, porém jamais conseguiremos dominá-la com efetividade. Muita das vezes, medidas simples podem minimizar grandes desastres, afinal, nós é que devemos nos adaptar à natureza e não o contrário.

É necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer, pois somente, assim, a comunidade poderá prevenir e dar resposta eficiente aos desastres. Portanto, para se conseguir um resultado eficaz é necessário unir as forças da sociedade por intermédio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC.

O município sediou durante no inicio do mês de dezembro, o I – Encontro de Cooperação Técnica em Proteção e Defesa Civil, considerado um sucesso absoluto pelos os participantes e organizadores. Neste evento onde houve também a participação popular, o povo pôde constatar a grande importância da Defesa Civil para o município de Guamaré.

O encontro teve como objetivo praticar e difundir durante do período de três dias através de oficinas (atividades práticas), as principais experiências que Guamaré e demais municípios convidados, o que possuem na área de gestão de risco, resposta a desastres e ajuda humanitária, gerando uma sinergia que favorece a cooperação técnica para desenvolvimento técnico-operacional de cada participante.

São homens preparados e treinados a disposição da população Guamareense 24 horas por dia, 7 dias por semana, para servir a quem mais precisa… O povo!

Ferragens HZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.