Adversários hoje, aliados eles poderão ser amanhã.

Adversários hoje, aliados eles poderão ser amanhã.

IMG_0530

O italiano Nicolau Maquiavel, considerado o pai da ciência politica moderna, certa vez afirmou que os “Adversários de hoje poderão ser aliados amanhã”. Embora esta célebre citação tenha se dado no século XVI, ela é muito atual e se enquadra perfeitamente na cíclica vida da classe politica Guamareense entre o prefeito Hélio e o vereador da oposição Miranda Junior.

Embora saibamos que a política é algo tão dinâmico que não dá para confiar 100% nos amigos, nem desconfiar 100% dos inimigos. O que move a relação entre aliados de hoje e adversários de amanhã é a oração mágica, aparentemente sem sujeito: perspectiva de poder!

Quem se aventura no mundo pantanoso da política no município de Guamaré, bem sabe que quando o assunto é poder, não há meio termo: ou monta-se no cavalo arriado, ou é atropelado por ele. Ou se encacharia também a velha máxima: “Cavalo encilhado não passa duas vezes”.

2016 se avizinham  e como se vê  o jogo apenas está no começo entre oposição e situação. E pode ser que se configure a máxima maquiavélica: “Em política, os adversários de hoje são os aliados de amanhã”.

Com perdão do trocadilho: pode ser que sim, pode ser que não…

Mas um dos exemplos que se ensaia para as eleições de 2016 foi registrado na sessão solene, alusiva aos 80 anos da comunidade de Baixa do Meio realizado neste dia (26), no anexo da câmara. De tudo um pouco aconteceu.

Fatos que às vezes passa por despercebidos pelo o público do plenário, mas que não conseguem fugir das lentes que, além de capturar uma boa imagem, captura também o áudio.

Eu estava bem pertinho e ouvi em alto e bom tom o que o vereador Miranda Junior (PMN), “OPOSIÇÃO”, falou no ouvido do prefeito Hélio.

Ele disse “Meu futuro político está nas mãos de Deus e do povo, mas preciso da ajuda dos amigos para renovar meu mandato”. A resposta está na imagem da foto que não me deixa mentir, um largo e verdadeiro sorriso do prefeito Hélio que costuma chamar o vereador de “Meu Primo Juninho”, como o chamou ontem em seu discurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp