Agosto Lilás: GUAMARÉ lança campanha de Combate a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

O município de Guamaré realizou durante os dias 29 e 30 (terça e quarta feira), promovido pela secretaria Municipal de Assistência Social /SEMAS, através do Centro de Referência de Assistência Social/CREAS e Coordenadoria de Alta Complexidade,  atividades e estratégias de mobilização social em alusão ao 11º ano de aprovação da Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha aderindo a Campanha nacional  “Campanha Agosto Lilás: Violência Contra a Mulher Não Tem Desculpa. Tal Lei se tornou um Marco de avanço quanto à proteção de mulheres vítimas de violência.

Com objetivo de explanar e sensibilizar a população Guamareense acerca do significado histórico e a importante conquista de uma Lei específica que pune indivíduos agressores, que comentam atos que atentem contra a integridade física, moral, psicológica ou social das mulheres, na última terça-feira (29), ocorreu a Blitz educativa na BR-406 na localidade de Baixa do Meio e à tarde no centro de Guamaré sendo abordados várias pessoas alertando sobre a violência contra a mulher.

E  na quarta feira, 30 de agosto, na Câmara municipal de Vereadores, o Encontro da Mulher Guamareense.

O evento contou com a convidada a Draª Lucineide Freire, que além de ser advogada e militante nas causas voltadas à promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres, é membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência e Conselheira do Conselho de Direitos das Mulheres em Natal. A mesma ministrou Palestra Magna com o tema “Violência contra a mulher não tem desculpa”.

Também, houve apresentação cultural com a Banda Filarmônica da Secretaria Municipal de Turismo e o cordelista Francisco de Betânia que poeticamente se expressou em defesa da mulher que sofre violência.

Além das autoridades que compuseram a mesa, os vereadores Ednor Albuquerque, Lizete Negreiros e Carlos Câmara, a secretária da SEMAS Marisa Rodrigues, a representante do Ministério Público Giselda Vasconcelos, a representante do poder Executivo e Secretária de esportes Larissa Mayara e a usuária representante do Programa de Apoio às Mulheres/PAM Andrea Gonçalves, ainda se destacam as presenças e participação da Secretária Andréia da Costa (Sec. de meio Ambiente e Urbanismo), Secretária Joelma Guimarães Miranda (Sec. de Transporte e Trânsito), Secretário Edvan Martins-Barreto (Sec. de Agricultura e Pesca) e a representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Integrado Patrícia Miranda.

O Encontro também contou com o público do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS e do PAM, totalizando cerca de 130 participantes.

A Secretária Marisa Rodrigues apresentou dados atualizados relativos à violência contra mulheres no município e destacou avanços positivos na política nessa área, tais como, disponibilidade de serviços e profissionais habilitados para trabalhar as demandas de violência doméstica, No que tange ao suporte técnico competente, o Centro de Referência Especializado – CREAS, Serviço que compõe a Proteção Especial, se apresenta como suporte ao enfrentamento de situações de violência contra a mulher, ofertando serviços direcionados à temática como forma de auxiliar na superação da violência. Ainda, o Serviço conta com atendimentos psicossociais e jurídicos, realizando ações em parceria com a rede de proteção municipal, buscando findar a violência e fortalecer as possibilidades de reconstrução da dignidade fragilizada.

Também informou que recentemente o Prefeito Hélio Willamy  assinou o Termo de Cooperação para implantação do Projeto “Maria da Penha vai às escolas”, onde será feita divulgação e aprofundamento da temática com os alunos e o Serviço do Programa de Apoio a Mulher –  PAM, onde disponibiliza ações e serviços articulados de acesso à rede socioassistencial com as demais políticas públicas municipais, buscando o fortalecimento e valorização da mulher e sua família na sociedade, de acordo com as diretrizes dispostas na Lei Municipal nº 647/2015.

Colocou ainda para os presentes, a secretária Marisa Rodrigues a proposta do projeto de Lei a ser encaminhado pelo executivo a Câmara para a criação do conselho da mulher e de uma coordenadoria Especial de políticas pública voltada para as mulheres. Outras iniciativas como a realização de uma audiência Pública para tratar a questão da violência contra a Mulher frente as crescentes estatísticas identificadas no município.

A Dra. Lucineide Freire apresentou todo o referencial jurídico, Lei Maria da Penha e as penalidades dos agressores, os tipos de crimes cometidos, ameaça, lesão corporal, feminicídio, estupro, crimes contra honra e a liberdade de expressão são apenas alguns deles de maiores evidência contra a mulher.

Destacou que ¨As mulheres tem coragem hoje e denunciam mais¨ iniciativa importante para sua defesa. Como também parabenizou a gestão de Guamaré pelo trabalho que vem desenvolvendo em defesa da mulher.

Veja mais fotos da Blits realizada em Baixa do Meio e Guamaré

Veja mais fotos do encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores

SINDSERG HZ
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Igreja VT
Ferragem VT
Milena
2M Proteção VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Melanina VT
Tribuna Legislativa