As articulações para escolha da presidência da câmara movimentam os bastidores da política local.

As articulações para escolha da presidência da câmara movimentam os bastidores da política local.

dsc_0162

Passada a euforia das eleições municipais de 02 de outubro, os grupos políticos de Guamaré trabalham dia e noite para pleitear a presidência da Câmara de Vereadores. Com a vitória do prefeito Hélio Miranda (PMDB), que assumirá a prefeitura em janeiro de 2017, a bancada de parlamentares na casa legislativa está dividida em dois blocos, o de situação e o de oposição.

Dos nove vereadores eleitos para o mandato dos próximos quatro anos sete estavam no palanque com Hélio, e no palanque do segundo colocado, Mozaniel, só dois saíram vitoriosos. O momento atual é de completa incerteza, tendo em vista que existe o desejo múltiplo de quase todos os parlamentares eleitos e reeleitos em assumir a principal cadeira da casa. Ainda assim, alguns nomes aparecem com mais estrutura.

Na atual base aliada do prefeito Hélio, o vereador Eudes Miranda (PR) desponta como nome mais forte do bloco. Já no grupo da oposição, por não ter votos suficientes para eleger a presidência, os dois vereadores do bloco vão tentar de todas as formas fazer o ex-prefeito Emilson de Borba (PR), mas conhecido por Lula, presidente. Lula faz parte dos nove vereadores que foi eleito em das coligações que apoiaram o prefeito Hélio e gora que retorna à câmara, se tornou o preferido da oposição para o cargo.

O estranho é que num passado não muito distante, o ex-prefeito e hoje vereador eleito, foi muito hostilizado pelos os mesmos vereadores da oposição que hoje tentam lhe trazer para seu bloco. Os anais da câmara, a memória do povo e os arquivos do blog são testemunha de tamanha humilhação.

Antes humilhado, Hoje idolatrado, Lula passou a ter valor só para bagunçar com o grupo governista. Até que me prove ao contrário, Lula foi eleito pelo o voto do povo, sua ética, seus princípios e o desejo de fazer de Guamaré um lugar melhor de se viver, já o credencia ele ter voltado à câmara com uma expressiva votação.

O fato é que o presidente da câmara será eleito na reunião de posse que está marcada para 1º de janeiro. Dentre os nove nomes que compõem o plenário da casa, o mais votado entre eles presidirá a câmara pelos próximos dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp