As eleições de 2014 não mexeram somente com os ânimos da população guamareense, acima de tudo, conseguiu produzir caras novíssimas como pré-candidatos para o legislativo e executivo municipal, vidando o próximo pleito eleitoral de 2016.
Faltando poucos meses para o grande duelo entre os candidatos a vereador e a prefeito da cidade, as luzes em Guamaré já foram acesas nos bastidores a tempo, indicando quem vem aí como pré-candidato para câmara e prefeitura no próximo ano, as articulações estão sendo feitas na sua maioria na calada da noite.
Pelo o cenário politico que já se desenha em Guamaré, teremos muitas caras novas na próxima eleição. Isso quer dizer, na prática, lideranças novas tentando ocupar o espaço daquelas que não podem mais concorrer ou mesmo substituir os que estão no poder e irão para disputa da sua reeleição.
No foco, como sempre, os dois grupos políticos mais fortes da cidade irão lutar pela cadeira do executivo. O atual prefeito Hélio Miranda, irá para sua reeleição, e o ex-prefeito Mozaniel de Melo será o candidato da oposição.
Um querendo ficar e continuar o trabalho que está sendo feiro, já o outro querendo voltar e imprimir sua própria marca de governar. E, como no cenário nacional, não é mera coincidência outros grupos políticos que se formaram depois das eleições de 2014, mas são apenas coadjuvantes.