“Copiar um trabalho não é pecado, mas afirmar que fez sem ter feito, é aplaudir o imoral”. Disse Andréa
Tá dando o que falar nas redes sociais uma postagem no site oficial da Prefeitura Municipal de Guamaré, onde consta uma publicação da secretaria de meio ambiente, considerada pelos os internautas e pela ex-secretária como inverídica.
Há quem afirme em grupos de Whats App que este trabalho apresentado pelo o atual secretário da pasta que assumiu a menos de 15 dias, não haveria tempo hábil pra nenhuma atividade de plantio que demanda planejamento, coleta de semente produção de muda, tempo de crescimento e desenvolvimento para poder ser executado o plantio.
Clique aqui e veja o que a prefeitura publicou:
“Prefeitura de Guamaré desenvolve projetos de reflorestamento dos manguezais”
Portanto, a divulgação levou a ex-secretária de meio ambiente, Andréa Advíncula, a se manifestar. E em sua página no facebook ela desmente a divulgação como ação do atual governo, “copiar um trabalho não é pecado, mas afirmar que fez sem ter feito, é aplaudir o imoral”, comentou.
Eis a nota:
Eu Andréa Advíncula sou Ex-Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Guamaré. Na Gestão de Hélio Willamy, começamos a desenvolver várias ações na SEMURB, dando ênfase à Educação Ambiental numa visão ecológica, e junto ao crescimento da Educação Ambiental e com a inclusão de trilhas de vegetação nativa e de manguezal, aliada a necessidade de fazer um trabalho de recuperação de áreas degradadas, iniciamos a produção de mudas em viveiro, iniciada em março de 2017. Primeiro com espécies nativas e posteriormente com mangues.
Realizamos doações de mudas ao longo de 2016 com mudas doadas pelo Parque das Dunas – IDEMA/RN, em 2017 e 2018 com produção própria. Em Maio/2018 na finalização do desfile cívico alusivo à Colonização de Guamaré realizamos a primeira grande distribuição de espécies da mata nativa produzidas pela equipe da SEMURB Guamaré. Depois realizamos algumas ações de arborizações em várias comunidades e distritos.
Destacamos que a cada ação em que a SEMURB participava como integrante das ações maiores das Secretarias de Esporte e Secretaria de Assistência Social, distribuíamos mudas sempre que possível. Por ultimo resolvemos iniciar a produção de mangue e este ano, dia 16 de agosto, realizamos uma vistoria na Ilha do Presídio onde fizemos a primeira coleta de sementes para o teste de produção de uma espécie halófita em ambiente pouco salino.
Não sabíamos qual seria a taxa de sobrevivência, nem como se daria o desenvolvimento, pois se tratava de um projeto experimental. Produzimos inicialmente 150 mudas no dia 17/08/2018 foi realizado o plantio, antes de completar 24 horas de coletadas as sementes. 08 dias depois veio a grande surpresa de 100% de germinação, na transferência do broto para o saco de muda teve uma perda de 22 mudas equivalente a 9,3% e hoje estamos com 128 mudas de mangue com idade equivalente a 81 dias. Logo mais estará apta a fazer a adaptação a uma salinidade mais elevada antes de se proceder o plantio e assim evitar que um projeto em que cada envolvido se doou em seu máximo, seu melhor para ser exitoso.
Ressaltamos ainda que a SEMURB não dispõe de um viveiro de mudas, e sim estamos produzindo e cuidando, por responsabilidade pessoal dos envolvidos diretamente em um projeto Piloto, pelo bem da conservação ambiental.
Agradeço a colaboração inestimável de Laynise, Dayana, Jocilda e do canoeiro Sr. Raimundo, na fase de coleta. Genildo e Ceiça sua esposa, no plantio e cuidados diários bem como pelo espaço para a realização do mesmo. Sem a participação de cada um desses não seria possível chegar aonde chegamos.
É recente, mas é da Gestão do Prefeito Hélio Willamy. O Secretario assumiu a menos de 15 dias, não é tempo hábil pra nenhuma atividade de plantio que demanda planejamento, coleta de semente produção de muda, tempo de crescimento e desenvolvimento para poder ser executado o plantio.
Veja algumas fotos do trabalho feito clicando nas imagens para ampliá-las:
One thought on ““Copiar um trabalho não é pecado, mas afirmar que fez sem ter feito, é aplaudir o imoral”. Disse Andréa”
Porquê não cuida de tirar a bacia de vista que permeia entre os seres humanos em Vila maria cadê a prevenção a saúde do povo sofrido daquele bairro.