É necessário que o serviço público seja mais moralizado.

É necessário que o serviço público seja mais moralizado.

Opinião: A palavra moralizar tem um sentido muito abrangente: Infundir ideias de moral em… Tornar moral; “melhorar os costumes”, etc.

Grande parte dos funcionários públicos se acha donos do seu trabalho. Chega ao trabalho a hora que querem, prestam o serviço como bem querem, faltam absurdamente, conseguem atestados com facilidade sem está doente, burlam regimentos, arrumam o jeitinho para não prestar o serviço, querem trabalhar um ou dois dias na semana,  entre outras aberrações. Mas querem os vencimentos no final do mês e tem, sem nenhuma penalidade.

O pior é que a situação de desmoralização acontece à maioria das vezes quando o gestor ou os secretários aceitam destes tipos de servidores os velhos costumes, levando o serviço público às mazelas tais qual vemos no Brasil. Querem o emprego, mas não dão o exemplo, não ajuda o departamento ou a secretaria a se desenvolver, a crescer e atingir as metas estabelecidas pelo o próprio gestor, que em consequência tem que prestar contas da gestão em todos os setores.

O mau costume no serviço público é algo abominável e que convive dentro dos departamentos e secretarias, são fatos absurdos que não podem passar por despercebidos. Moralizar o serviço público é um desafio que parece maior que o universo. Mas precisamos acreditar sim que as coisas podem acontecer em tempo e para o bem de todos. Na ultima terça-feira (19), o prefeito Hélio exonerou toda equipe de licitação da prefeitura, aqui pra gente… Começou 2016 muito bem, mas ainda falta muita coisa pra mudar.

A reforma administrativa que o prefeito iniciou deste o inicio de seu mandato, tem desagradado a muitos e agradado a poucos, mas a decisão do prefeito é para o bem do município e do próprio servidor. Juntos, podemos construir uma casa bem melhor de se viver, e moralizar o serviço público é preciso, em especial, neste ano de eleições, aonde o povo irá às urnas decidir os novos vereadores para o legislativo, e o no prefeito para o executivo.

É fato que o prefeito Hélio foi eleito pelo povo que o escolheu democraticamente nas urnas, já os secretários, secretários adjuntos de seu governo e nomeações de primeiro escalão não foram. Isto mesmo… Eles não foram escolhidos pela vontade popular como o prefeito e os diretores das escolas, alguns têm aceitação pelo o bom serviço que vem prestando aos munícipes, já outros continua amargando dura rejeição mais continua a frente da pasta.

Cada secretário, secretário adjunto e nomeações feitas pelo o gestor de primeiro escalão, tem um papel importantíssimo e decisivo na gestão pública, pois sua missão será sempre de servir a população e não de ser servido por ela como alguns estão fazendo.  Um secretário e um secretário adjunto municipal podem contribuir e muito para o crescimento e desenvolvimento de um município mediante as suas ações, suas atitudes, seu comportamento, sua honestidade e sua vontade.

Visando atender às solicitações do cidadão que procura diariamente, e que deve esforçar-se para fazê-lo com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade. Mas infelizmente por alguns estes requisitos são ignorados, afastando o povo do próprio prefeito em vez de aproximá-los, e isto não é bom, a população do município está mais politizada, e tem dado sinais de aceitação e desaprovação, sendo necessário que neste ano o serviço público seja mais moralizado em tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp