
Teve início nesta quarta-feira (21/10) o Pós-encontro das Equipes técnicas dos Municípios que aderiram a Campanha Abrace Vidas. O Evento foi idealizado e promovido pelo Ministério Público em parceria com a Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Assistência Social, ministrado pela promotora de justiça e coordenadora do CAOPIJF, Dra. Sandra Angélica Pereira Santiago.
Além de Guamaré, participaram do Encontro os municípios de Apodí, São José de Mipibú, Lages, Parelhas, Mossoró, Portalegre Currais Novos, Viçosa, Jardim do Seridó, Tibau e Mossoró, que já se destacam na adesão à Campanha. Também participou o Governo do Estado através da SETHAS.
Na oportunidade, foram intensificadas as discussões acerca da implantação do Serviço nos municípios, troca de experiências e relatos dos avanços e entraves identificados por eles e a apresentação do fluxo de atendimento da família acolhedora.
Durante o Encontro, também foi oportunizado aos participantes, realização de visitas institucionais à Unidade de Acolhimento Institucional Caminho do Lar e à Sede onde funciona o Serviço de Família Acolhedora no município.
Mais uma vez, Guamaré foi elogiada por se encontrar em avançado estágio de implantação e execução do Serviço, já podendo contar inclusive com sede própria e equipe técnica e de apoio constituídas, de acordo com o que rege a Tipificação Nacional dos serviços socioassistenciais.

A Campanha ABRACE VIDAS é um projeto idealizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, empreendido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância, Juventude e Família (CAOPIJF), que visa fomentar junto aos municípios do RN a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial e se apresenta como alternativa à institucionalização.
Na oportunidade a secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues destacou a importância e relevância do encontro para efetivação dos serviços de alta complexidade no âmbito do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte. Vamos a partir de agora iniciar uma grande mobilização e sensibilização da população para incentivar as famílias aderir ao serviço de acolhimento.


