ENTRE AS PIORES: SAÚDE DE GUAMARÉ AMARGA 111ª POSIÇÃO NO PROGRAMA PREVINE BRASIL

O clientelismo, a má gestão de recursos públicos e a incompetência administrativa tem gerado na população de Guamaré o sentimento de frustração, fazendo enterrar aquela velha frase: “em Guamaré a população não precisava de plano de saúde”.

Atualmente, a saúde municipal é marcada pela carência de profissionais, insumos, medicamentos, equipamentos, veículos, atrasos de salários, dentre outros.

A certeza do abandono também se apresenta em números, dados provenientes do Programa Previne Brasil que prevê a avaliação sete indicadores fundamentais para o custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no País, considerando: pré-natal (consultas); pré-natal (Sífilis e HIV); gestante saúde bucal; cobertura citopatológico; proporção de crianças <1 ano vacinadas; hipertensão (PA aferida) e Diabetes (Hemoglobina glicada), trazidos pelo Ministério da Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2023 já revelavam a triste realidade do município, que ocupava a 94ª posição entre os municípios do Estado do Rio Grande do Norte, conforme consulta ao Painel do Gestor:

Porém, sem qualquer surpresa, o terceiro quadrimestre de 2023 revelou o mergulho no abismo, com a queda de 17 posições. Agora, Guamaré ocupa a 111ª posição entre os 165 municípios listados:

Os números trazidos pelo Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), destaca os pífios indicadores de Guamaré:

No ranking dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, Janduis com população de 5.228 habitantes desponta em primeiro lugar:

 

O lastimoso ranking revela que Guamaré está atrás de cidades como: Galinhos; Jandaíra, Macau, Pendências e Alto do Rodrigues:

Para quem um dia foi o 4º município do país em investimentos na saúde, segundo dados da Fiocruz Pernambuco. Hoje, vive um tempo de abandono, ilusão e desesperança.

NOTA DO BLOG

Muita coisa merece ser explicada, pois reconheço a figura do Secretário de Saúde Fabrício Morais como um agente atuante, competente e dedicado. Afinal, o que ocorre: limitação de condições de trabalho? Falta de apoio? Carência de investimento? Respeito, consideração ou “fogo amigo”?

Milanina HZ
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Igreja VT
Ferragem VT
Milena
2M Proteção VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Melanina VT
Tribuna Legislativa