Equipe da prefeitura de Macau visita João Pessoa para conhecer Feirão de Imóveis.

Equipe da prefeitura de Macau visita João Pessoa para conhecer Feirão de Imóveis.

Técnicas da cidade Macau-RN (27)O Feirão de Imóveis para servidores municipais, que está sendo realizado até esta sexta-feira (11) em João Pessoa já está servindo de inspiração para outros gestores. O prefeito da cidade de Macau, no Rio Grande do Norte, Kerginaldo Pinto Nascimento, através da secretária de Assistência, Trabalho e Habitação Social, Aline Galdino, enviou uma equipe à cidade de João Pessoa com o intuito de conhecer a experiência do Feirão, bem como a política de habitação da cidade.

O gestor da cidade de Macau ficou sabendo sobre o evento através da internet e quis saber mais sobre a iniciativa. “Vimos a matéria no site e pareceu ser tudo aquilo que sonhávamos como programa de habitação para o servidor, que nem sempre é beneficiado em outros programas de habitação”, esclarece a técnica em edificações e secretaria de Planejamento de Macau, Josinete da Costa Martins.

Entres os aspectos que chamaram atenção da equipe potiguar, dois se destacam. O primeiro é a inclusão dos servidores comissionados e temporários no acesso aos benefícios oferecidos pelo Feirão. O segundo diz respeito ao funcionamento da isenção do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), tributo que é de competência municipal. “Já sabíamos que a habitação em João Pessoa é modelo, é uma prioridade da gestão e viemos conhecer mais essa experiência e nos inspirar”, elogia Josinete. “É uma ideia piloto que deveria servir de modelo para todo o Brasil”.

A coordenadora de Habitação do município de Macau, Simone Fonseca, também elogiou a iniciativa e destacou que ações como o Feirão são formas de valorizar o servidor municipal. Além do mais, quando uma gestão tem uma política habitacional adequada, acaba trazendo outros benefícios que não apenas assegurar moradia. “O projeto centra na habitação, mas favorece outros aspectos melhorando a oferta de serviços e infra-estrutura dos bairros”.

O Feirão de Imóveis para servidores municipais garante para todos os funcionários da gestão municipal a oportunidade de adquirir seu próprio imóvel com descontos de pelo menos 8%. O Feirão conta com a participação de 14 construtoras, oferecendo 2.500 imóveis de até R$ 145 mil. A estrutura inclui 52 estandes de atendimento, que incluem a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon) e a Secretaria Municipal da Habitação (Semhab).

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp