Guamaré discute e planeja espaços urbanos para a primeira infância
A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (04/10), a Oficina de Planejamento de Espaços Urbanos para a Primeira Infância na Câmara Municipal de Guamaré, sendo mais uma ação dentro das programações que antecedem a VI Semana do Bebê. A Oficina contou com a participação do Executivo Municipal, representado pela Vice-Prefeita, Iracema Morais, Secretários de Administração, Saúde, Educação, Esportes e Lazer e Assistência Social, contando ainda com Técnicos que integram as Redes de Proteção voltada à Primeira Infância, Conselheiros atuantes do CMDCA, Conselho de Habitação de Interesse Social, Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS e Pastoral da Criança na condição de representantes da Sociedade Civil e o ministrante da oficina, o Arquiteto Artur Teixeira.
A Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF, Marisa Rodrigues, iniciou sua fala saudando a todos os presentes e, em especial, o convidado ministrante da Oficina, o Arquiteto Artur Teixeira, enfatizando que o tema da oficina surgiu de reuniões de planejamento da VI Semana do Bebê, sendo um assunto de grande importância para a Primeira Infância com muitos encaminhamentos e propostas positivas a serem construídas no decorrer do debate.
A Vice – Prefeita, Iracema Morais, afirmou ser relevante o momento para buscarmos mecanismos com vistas a um futuro promissor destinado às crianças, ressaltando que o avanço tecnológico desenfreado não tem trazido muitos resultados positivos e que precisamos fazer com que as nossas crianças possam estar em lugares saudáveis que despertem o ensino e a criatividade.
O Secretário de Saúde, Adriano Diógenes, mencionou a grande contribuição do Arquiteto Artur sobre o tema, em que na oportunidade de sua concretização, deixará grande legado para as crianças guamareenses.
A Secretária Larissa Mayara, fez suas considerações e enaltece que o espaço do brincar é de suma relevância, principalmente quando o trabalho e as ações são pensadas intersetorialmente e que espera que as comunidades se apropriem dos espaços públicos.
A Secretária de Educação, Cinthya Katterinny, reafirmou todas as colocações postas, considerando importante a realização de um planejamento coletivo para que os espaços construídos sejam bem utilizados.
O Ministrante da Oficina, o Arquiteto Artur Teixeira, expôs de sua felicidade em ter recebido o convite, visto que o tema, apesar de ser pouco discutido, é de suma importância, principalmente quando pensamos em um espaço específico para o público infantil, esperando contribuir o máximo possível com o assunto a ser abordado.
Durante a programação, foi exibido o vídeo: “como são os espaços onde quero brincar na minha cidade”? O vídeo foi construído com algumas crianças da Rede de Educação Infantil do município, tendo contribuído significativamente com propostas que visam construir espaços sonhados pelas crianças de Guamaré, propiciando-as vivenciar momentos do brincar e interagir com outras crianças.
O Arquiteto Artur Teixeira, falou da sua grande responsabilidade após o vídeo, mas de cunho positivo em que o ajudará a pensar em espaços infantis públicos tão sonhados, cuja concretização se dará com a contribuição de cada Política Pública. Após sua fala, deu início a Oficina, contextualizando quatro pontos a serem pensados: relação entre o espaço e a criança; conceito “pré fabricado” como um empecilho para os espaços; o confronto entre o lazer urbano parcial e o lazer tecnológico individual; o espaço que mescla o desafio, deixando algumas mensagens para reflexão: a interação social começa a ser formada na infância e que os espaços são de extrema importância não apenas para o “brincar”, mas para a nossa formação como adultos na sociedade.
Ao final do debate e contribuições, foram dados alguns encaminhamentos e propostas sobre o tema e a Secretária Marisa Rodrigues tece suas considerações finais, juntamente às demais autoridades, agradecendo a honrosa presença de todos os participantes, entre estes, o Arquiteto Artur, entregando-o uma lembrança alusiva a VI Semana do Bebê e, na oportunidade, explanando a seguinte pergunta para reflexão: Que legado deixaremos para a futura geração? Acrescentando que os espaços públicos desenvolvem habilidades sociais, cognitivas e o intelectual das crianças, nos motivando a consolidar propostas positivas dentro da lógica de cada Política Pública.
Veja mais fotos clicando nas imagens para ampliá-las: