Guamaré “poderá” seguir o exemplo de Dubai que dessaliniza 2.1 bilhões de litros de água por dia.

Guamaré “poderá” seguir o exemplo de Dubai que dessaliniza 2.1 bilhões de litros de água por dia.

Opinião: Guamaré está sob a ameaça de um verdadeiro caos por falta de água para matar a sede do povo e dos animais. Com o Rio Piranhas quase seco,  a Prefeitura Municipal de Guamaré, perfurou 53 poços na comunidade de Mangue Seco II, já nas comunidades de Santa Maria III, Santa Paz, e a maior em Baixa do Meio, foram instalados dessalinizadores, para minimizar o abastecimento, ainda foram adquiridos, 12 caixas de água de 20 mil litros, totalizando um armazenamento de 240 mil litros de água dos poços, além de vários carros pipas locados, mas acreditem… A cada dia a população cresce, e mesmo assim, a água bombeada dos poços e dessalinizadores não está atendendo a todos.

A dor pela falta de água no município está ensinando muitas famílias a gemer, alguns geme para todos ouvir porque dói ter que conviver vários dias sem uma gota de água nas torneiras, já outros estão gemendo em silêncio, considero como a maior dor, ao se aproximar das eleições deste ano para prefeito e vereador, o gemido da população poderá ser maior em busca de soluções. Então nos perguntamos: se Dubai está no deserto, como é que nunca falta água? A resposta é a planta de dessalinização Jebel Ali, que, segundo matéria da revista TIME, transforma mais de 2.1 bilhão de litros de água salgada em água doce por dia.

Uma maneira de dessalinizar a água do mar é a osmose reversa, um processo que empurra a água salgada através de uma membrana porosa.  Para fazer isso, a planta ferve a água do mar, produzindo vapor. O vapor viaja através de tubos como estes para uma turbina.

GUAMARÉ “PODERÁ” SEGUIR O EXEMPLO DE DUBAI – O QUE A PREFEITURA TEM FEITO PARA RESOLVER DE UMA VEZ POR TODAS, A FALTA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO?

No dia 29 de Julho de 2015, a Secretaria Municipal Da Chefia Do Gabinete Civil, publicou no Diário Oficial do Município, o Decreto Nº 024/2015, assinado pelo prefeito Hélio Miranda (PMDB), que trata de Abertura de Crédito Suplementar para incorporação ao orçamento municipal de recursos na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no valor de R$ 13 milhões, para inclusão de dotação orçamentária de acordo com a destinação de recursos existentes no Orçamento Municipal.

Os recursos do Crédito Suplementar destinados a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbano, tem como objetivo viabilizar apoio financeiro para aquisição e instalação de dessalinizadora de água do mar por osmose reversa com sistema de ultrafiltração, com o fito de resolver a escassez de água potável neste município.

O Decreto Nº 024/2015 tem base legal no Art. 1º – Incorporar a Lei nº 623/2013 – Plano Plurianual, Lei nº 639/2014 – Lei das Diretrizes Orçamentárias e a Lei nº 642/2014 – Lei Orçamentária Anual.

Leia na íntegra o teor do decreto clicando no link abaixo

SECRETARIA MUNICIPAL DA CHEFIA DO GABINETE CIVIL – DECRETO Nº 024/2015

ENQUANTO HOUVER VIDA, SEMPRE HAVERÁ ESPERANÇAS DE DIAS MELHORES PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA .

A falta de água volta a preocupar a população Guamareense, ou melhor… Já vem preocupando há anos, mais precisamente na sede do município, as comunidades já mencionadas não sofre tanto devido à instalação dos dessalinizadores pela Prefeitura.

Quando será resolvido o problema da falta de água em Guamaré?, sinceramente eu não sei, mas gostaria muito de poder responder com precisão as inúmeras perguntas relacionadas a este assunto feitas quase diariamente ao blog pelos os leitores na parte dos comentários. Os milhares de leitores diário do portal tem feito deste espaço um mural de lamentação.

O atual prefeito Hélio Miranda, prometeu resolver ainda em seu governo o problema da falta de abastecimento de água no município, além deste grande desafio, há outros em questão citados no Plano de Governo 2013-2016, como por exemplo: Implantação do PCCS dos servidores, construção da ETE, construção de casas populares, asfaltamento da estrada para o distrito de Lagoa Seca, aterro sanitário Guamaré e Baixa do Meio, saneamento básico de Baixa do Meio e Salina da Cruz, projeto turístico na Praia do Mioto, aquisição de Unidade Móvel de Saúde, construção da sede da Guarda Municipal, concurso público, dentre outros. Mas a maior necessidade hoje da população, é acabar com o sofrimento do povo com a falta de abastecimento de água. Tenho esperança em tempo, que o município de Guamaré possa seguir o bom exemplo de Dubai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp