Legislativo de Guamaré participa da marcha dos vereadores em Brasília
O vereador Eudes Miranda (PR), presidente da Câmara Municipal, acompanhado dos demais vereadores, Lisete Negreiros (MDB), Edinor Albuquerque (MDB), Eliane Guedes (PV), e Miranda Junior (PTN), participaram da Marcha dos Vereadores e Vereadoras 2019 em Brasília/DF, realizada pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), entre nos dias 24 a 26 de abril.
O Brasil possui mais de 57 mil vereadores, que juntos com os prefeitos de cada um dos mais de 5.500 municípios, são responsáveis pelas demandas e leis de cada cidade. O primeiro dia de palestras na Marcha destacou a política de verba indenizatória e a reforma da Previdência Social, reunindo cerca de 3 mil pessoas. Teve o Lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais – Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Dando início às palestras, o vereador de Natal (RN), Raniere Barbosa (PDT), falou sobre as verbas de gabinete, dando ênfase na verba indenizatória que ressarce os gastos dos gabinetes no fim de cada mês. Maria Lúcia Fattirelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, destacou que a culpa da crise no país não pode ser colocada na atual Previdência Social e sim na política monetária do Banco Central.
A programação contou ainda com a palestra ‘Portal da Transparência no Poder Legislativo’, ministrada pelo Procurador Geral de Justiça/AL, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; além de fóruns de debate, participação de prefeitos e deputados de diversas regiões do país.
A UVB, fundada em 1964, congrega as Câmaras Municipais e as Associações/Uniões Estaduais de Vereadores. Conforme o presidente da União dos Vereadores do Brasil, vereador Gilson Conzatti (PMDB) de Iraí/RS, a entidade é a representação da defesa do parlamento municipal.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Eudes Miranda, disse que o evento caracterizou-se pelo empenho do fortalecimento do municipalismo brasileiro. “Nossa força política tem que ser usada para fortalecer o Poder Legislativo e o municipalismo. Precisamos cada vez mais buscar o empoderamento dos vereadores, fortalecendo as nossas entidades. Temos que ser os protagonistas das mudanças em favor dos municípios”, destacou.