Macau: Gestantes recebem atenção da prefeitura na saúde pública.

Macau: Gestantes recebem atenção da prefeitura na saúde pública.

GESTANTESA Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando com grupos específicos de gestantes, dentro das unidades básicas de saúde, com formação de grupos, dentre esses o grupo “Ser Gestante”. O programa é desenvolvido pelas equipes Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF.

Com o grupo “Ser Gestante” é feito um trabalho assistencial, estimulando a relação “feto e mãe”, a partir da alimentação saudável, durante e pós-gestação. A importância do aleitamento materno exclusivo, cuidados com a postura, assoalho pélvico e o parto humanizado também são temas discutidos nos encontros.

“Com isso, conseguimos resgatar essas mulheres para o pré-natal, melhorando assim nosso indicador do quesito pré-natal. Atualmente já podemos contar também com a presença dos pais durante as consultas de pré-natal, que com o apoio do NASF trabalha a questão do vinculo “pai e filho”, mostrando a importância desse vínculo, desde a gestação até o parto e pós-parto com tema: seja pai, seja parceiro”, declarou a Secretária de Saúde, Elisabete Carrasco.

 Para Elisabete, a realização do Pré-natal representa um papel importante em termos de prevenção e detecção precoce de patologias, tanto materna como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. “Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação”, finalizou a secretária.

Milena Modas - Hz
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp