Macau: Prefeitura continua articulada com órgãos e atenta a crise no abastecimento de água.

AudienciaAguaA atuação da Prefeitura de Macau na crise de abastecimento de água que enfrenta o município salineiro não parou na articulação da audiência pública que reuniu representantes de vários órgãos ligados a questão hídrica. Na última semana, o assunto voltou à pauta, durante reunião com produtores, sociedade civil e demais usuários de água, no auditório da UERN em Assú. A Secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Josinete Martins e o representante da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil estiveram presentes ao encontro.

Novas resoluções que limitam a captação de águas na barragem Armando Ribeiro foram apresentadas pelo Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e a Agência Nacional de Águas (ANA). Entre as novas determinações apresentadas está a redução da vazão de água da Barragem, a qual passaria dos atuais 6 mil m³ para 4,5 mil m³ por segundo.

Novas regras

O setor produtivo da região deverá passar por readequações, tanto a agricultura irrigada como também a carcinicultura, estes deverão passar por um rodízio de captação das águas tanto da barragem, como também do rio Pataxó e do canal Pataxó.

“O objetivo é prolongar a existência dos recursos hídricos até fevereiro de 2017, pois se as atuais diretrizes apresentadas não forem aplicadas a água da barragem acabará ainda no meio de 2016”, informou a secretária Josinete Martins com base nas informações apresentadas na reunião.

Após a apresentação das novas regras para o uso os participantes fizeram uso da palavra para sugerirem os seus pontos de vista sobre a resolução, a ANA destacou que ainda recebe essas sugestões até quarta-feira (7) para serem averiguadas pelos órgãos responsáveis.

Participaram da reunião o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) Mairton França, o diretor presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN), Josivan Cardoso, além de representes da CAERN, Ministério Público, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e produtores locais.

Compartilhe agora
SSM Telecon HZ
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Igreja VT
Melanina VT
Ferragem VT
2M Proteção VT
Milena
Tribuna Legislativa