O que seria hoje do ex-prefeito, Mozaniel Rodrigues de Melo, apaixonado pelo o esporte de vaquejada, numa disputa sem a ajuda de um bate esteira? Talvez nada… Mas me refiro a um bate-esteira de primeira linha, aquele que se doa para ver seu parceiro colocar o boi dentro da faixa e ouvir do juiz a voz de “Valeu boi!” e dá a pontuação.
O bom exemplo de amizade, fidelidade e companheirismo na pista e na vida cotidiana vem entre Mozaniel de Melo e Arthur Santiago, filho do vereador Gustavo Santiago.
No ultimo final de semana em disputa acirrada na vaquejada de Jandaíra, o adolescente roubou a cena com sua habilidade, força e raça, o vaqueiro estava impossível como bate-esteira em cima de seu cavalo Garçom.
“Quando o boi é liberado, o bate-esteira pega o rabo do boi e entrega ao puxador, seguindo sempre ao lado dele por uma pista de 160 metros, até a faixa de 10 metros onde o boi tem que ser derrubado”.
Perguntado por que o nome do cavalo se chamava Garçom, o vaqueiro respondeu na bucha… “Ele nasceu e corre nas vaquejadas para servir e não para ser servido”. Artur durante todo o tempo trabalhou o boi com seu cavalo, entregando ao seu parceiro de pista de bandeja, dando a oportunidade de Mozaniel usar sua força e habilidade de colocar o boi dentro da faixa e receber a pontuação.
A amizade entre Mozaniel de Melo e Arthur Santiago não se limita apenas nas pistas de competição nas vaquejadas, mas em todo o tempo. Ela se fortaleceu muito após a perda de seu líder maior e pai João Pedro Filho.