O mosquito e a responsabilidade de cada cidadão e da prefeitura.
É do conhecimento da população que o Município de Guamaré passa por uma epidemia provocada pelo mosquito Aedes aegypti.
Algumas pessoas chegam ao hospital num número maior do que a capacidade do pronto atendimento, querendo ser atendidas de imediato, como se o médico de plantão só tivesse ela para serem atendidas, muitas dessas pessoas agredindo os enfermeiros e o médico de plantão com palavras de baixo calão, gritos, não partindo para a agressão física por causa da presença da guarda municipal.
Houve dias em que foram atendidas mais de trezentas pessoas, sendo preciso o reforço médico (os médicos dos PSF’s vieram ajudar ao plantonistas), até o secretario de saúde participou do atendimento a essas pessoas.
Além de reclamar o que tem feito a população? – Estão evitando jogar garrafas, copos plásticos, sacolas plásticas, tampinhas de garrafas no chão ou evitando a água parada? – Dizer que a culpa é totalmente da secretaria de saúde, sem fazermos a nossa parte, é num mínimo má vontade de quem assim agem.
Eu sou um critico de algumas praticas do governo, e tenho escrito muitos artigos criticando e apontando soluções. Alguns vão dizer que agora estou do lado do prefeito, pois entendem que devemos sempre criticar e nunca elogiar.
Mas, a secretaria de saúde do município estar sim de parabéns pela forma como vem combatendo o mosquito transmissor, com a visita constante dos agentes de saúde, carro fumacê e outros meios de combate.
Vamos fazer a nossa parte, vamos evitar água parada, vamos conversar com os nossos vizinhos para que eles também façam a sua parte.
Juntos população e a secretaria de saúde venceremos o mosquito, cada um fazendo a sua parte. José Carlos de Oliveira – Eleitor de Guamaré.