O QUE HOUVE COM NOSSO FUTEBOL?
Por Miguel Boente – Comentarista Esportivo
Os entendidos da mídia esportiva da época criticavam essa seleção, diziam que ela não honrava as tradições do nosso futebol, pois a mesma não tinha brilho, plasticidade, encanto! Tanto é que depois que essa seleção foi campeã em 94 surgiu à polêmica de quem era melhor, a seleção de 82 que encantou o mundo, ou a seleção patinho feio “apelidada pela imprensa”, mas que foi campeã!
À época eu não entendia muito de futebol para fazer essa avaliação, mas hoje, creio que ambas as seleções tiveram seu valor. Acho injusto que a seleção de 82 não tenha ganhado a Copa, mas no futebol não há justiça e sim competência, que em algum momento faltou a equipe de 82.
Já a seleção de 94 mesmo sem brilho “por assim dizer”, mas tinha um cara chamado Romário, e ele foi fundamental para conquista do mundial ao lado de Bebeto. E a solidez defensiva da equipe “menos no jogo contra a Holanda” também nos ajudou a vencer o mundial.
Triste mesmo é ver que 30 anos depois, essa seleção que era considerada patinho feio é inúmeras vezes superior as seleções brasileiras que disputaram os últimos mundiais, afinal de contas, não adianta ter talento e ser irresponsável, não jogar com amor a camisa, e essa seleção de 94 representava esse amor a camisa!
Hoje em dia os jogadores da seleção em entrevistas dizem que é uma honra ser convocado, mas em campo parecem estar prestando um favor, um enorme sacrifício ao jogar pela seleção, e é por isso que eu cravo que ainda vai demorar muito para o Brasil se hexa “se é que será um dia!”.