O vereador que o povo quer e confia é aquele que possa representar a população em todas as horas

“O blog chama atenção para o verdadeiro papel do legislador, que se fosse exercido à risca ajudaria, e muito, a transformar a sociedade”.

Resultado de imagem para não houve sessão por falta de quarum guamaré

A maioria das pessoas vota para eleger seus vereadores pensando e querendo que eles façam tudo, desde a execução de ações até a doações no dia a dia. Muitas pensam que o vereador pode fazer obras como pavimentação, iluminação pública, saneamento básico, construção de escolas, hospitais, creches, recuperação de estradas, etc.

Outras esperam que o vereador doe combustível, botijão de gás, remédio, materiais de construção, carregue mudança, libere veículos apreendidos, consiga empregos, entre outras coisas que não cabem a um mandato legislativo.

Infelizmente, grande parte dos vereadores corresponde a esta expectativa, principalmente quando se trata de ajudar seus eleitores, e quando seu principal objetivo é garantir sua reeleição e seu bem estar, deixando bem claro que o individual está acima do coletivo.

Nesse sentido, muitos vereadores ao invés de ser um agente político, um legítimo representante do município, como diz a Constituição Federal e a Lei Orgânica do município, ele apenas legisla em causa própria ou se torna um assessor especial do prefeito ou do presidente da câmara, passando a defendê-lo de forma incondicional, não sabendo mais diferenciar o que é bom ou ruim para o município.

Na defesa do seu mandato, ele elege algumas prioridades: 1º  a família; 2º  seu grupo político; 3º  seus eleitores; 4º  o município. O vereador, porém, não deve representar apenas quem o elegeu, e sim o município e seu povo, mas este tipo de prática infelizmente ainda é o caminho mais fácil para a vitória nas urnas, pelos menos alguns pensam assim.

Assim, para o vereador que realmente desempenha seu papel, apresentando projetos de leis, pedidos de providências, indicações que vão beneficiar toda a população, independente de quem votou ou não; que solicita e cobra informações do Executivo e Legislativo, exigindo a transparência na gestão pública; que fiscaliza e julga se preciso; que tem o coletivo acima do individual; a sua reeleição é uma incógnita.

Pela a Câmara Municipal passa todos os projetos, que às vezes são bons ou não para o município. Mas para serem executados precisam da aprovação dos vereadores. É a Câmara que vota o orçamento anual, que suplementa, que autoriza ao poder executivo solicitar,  como por exemplo,  remanejamento de orçamento, empréstimos e etc, que julga as contas do prefeito (aprovando ou não), e tem o poder de confirmar ou não o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios.

Na gestão pública do município, tudo passa pelo poder legislativo, que pode propor ou emendar o que for votado, que pode fiscalizar o que não foi feito e julgar, condenando quando estiver errado. Se todos os agentes políticos agissem dessa forma, não tenho dúvida que a política seria o maior meio de transformação. Por fim, o vereador que o povo quer e confia é aquele que possa de fato representar a população em todas as horas.

SSM Telecon HZ
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Igreja VT
Ferragem VT
Milena
2M Proteção VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Melanina VT
Tribuna Legislativa