ONZE CIDADES DO RN TEM MUDANÇAS NO NÚMERO DE VAGAS NAS CÂMARAS MUNICIPAIS NAS ELEIÇÕES DE 2024

ONZE CIDADES DO RN TEM MUDANÇAS NO NÚMERO DE VAGAS NAS CÂMARAS MUNICIPAIS NAS ELEIÇÕES DE 2024

O número de vereadores eleitos nas câmaras municipais de 11 municípios do Rio Grande do Norte vai mudar a partir das eleições deste ano. Entre esses munícipios estão Parnamirim e Mossoró.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), em seis cidades do estado os eleitores vão precisar eleger mais vereadores. Em outras cinco, menos candidatos serão eleitos.

O motivo para a mudança, de acordo com o TRE, é o resultado do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi divulgado no ano passado.

No recenseamento, o IBGE apontou que houve mudança na população desses municípios em comparação com o levantamento anterior, de 2010. E a mudança foi suficiente para alterar o número nas casas legislativas.

A lógica, segundo as normas do TRE, é: é menor a quantidade de vagas que a Câmara Municipal pode ter quando se há menos residentes na cidade. Já quando há mais residentes, o número de cadeiras aumenta.

As seis cidades do RN que serão aumento nas vagas de vereador são:

Tibau do Sul – de 9 para 11 cadeiras

Nísia Floresta – de 11 para 13

Parnamirim – de 18 para 21

Pau dos Ferros – de 11 para 13

Extremoz – de 11 para 15

Ceará-Mirim – de 15 para 17

As cinco cidades que vão ter redução nas vagas são:

Tangará – de 11 para 9 cadeiras

Macau – de 13 para 11

Canguaretama – de 13 para 11

Ipanguaçu – de 11 para 9

Mossoró – de 23 para 21

De acordo com a lei eleitoral, o mínimo de vereadores eleitos é de 9 para cidades com até 15 mil habitantes. A partir disso, o número varia de acordo com a população.

No Rio Grande do Norte, a capital Natal, com 751 mil habitantes, é a que mais pode eleger vereadores: um total de 29. O máximo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de 55 vereadores – para cidades com mais de 8 milhões de habitantes.

g1

IGREJA HZ
Comments are closed.