Opinião: Nossa sociedade e os “Homens” vira-latas.
Os cães sem raça e de rua são chamados popularmente vira-latas. São animais abandonados e, precisam se virar para conseguir o que comer. Para isso, reviram as latas ou sacolas de lixo que encontra em todo canto. Daí o nome o nome dado a esses pobres animais.
Não muito diferente percebemos na sociedade atual o comportamento de certos indivíduos, agindo como vira-latas famintos, virando e revirando as lixeiras das casas alheias. Assim como vira-latas estão famintos, para isso querem criar fatos ou casos a qualquer custo, custe o que custar. Afinal, “encontrar comida” pode ser a diferença entre a vida e a morte.
A impressão que se tem, é que muitos desses vira-latas sequer dormem, assim como fazem os cães de rua parecem ficar no ar 24 h por dia. Para cães famintos, qualquer petisco, por mais insignificante que seja, pode se tornar uma grande iguaria. É aquela máxima funcionando: “Tudo pode ser usado como pretexto para, se possível criar uma tempestade em um copo d’água”. É assim, agindo como vira-latas, muitos vão vivendo na sociedade moderna.
No entanto, podemos citar um diferencial nisso tudo. Os bichinhos abandonados de rua fazem o que fazem por puro instinto, sem maldades, por falta de comida natural. Porém, os homens vira-latas da sociedade atual fazem o que fazem por puro terrorismo, sem o menor escrúpulo, sem medir consequências e sem pensar se vão ou não prejudicar os que estão ao seu redor. A comida que querem é bem diferente da procurada pelos verdadeiros vira-latas. Possuem um perigo potencial grandioso guardado dentre de si.
Muitos estão se tornando peritos na arte de ser virar latas. Os homens vira-latas da sociedade moderna precisam inventar fatos, tempestades precisam ser formadas. Talvez, seja a única coisa que lhes reste. Toinho Filho.