Pesquisas buscam aumentar cultivo de ostras no RN.

Rio Grande do Norte vai produzir mais 70 mil novas sementes de ostras pretas (Foto: Moraes Neto)Até o fim do mês, o Rio Grande do Norte deve produzir mais 70 mil novas sementes de ostras da espécie Crassostrea rhizophorae, que popularmente é conhecida como ostra preta, e distribuir para Alagoas, Paraíba e Sergipe.

De acordo com o Sebrae, os exemplares serão cultivados em estuários dos quatro estados do Nordeste, dentro das ações do programa Aquinordeste, que foi desenvolvido para aumentar a produção e a competitividade de produtos da aquicultura em toda a região. “Vamos testar a evolução dessas sementes em diferentes estuários e verificar os estados que reúnem as melhores condições para o cultivo da ostra preta”, explica Marcelo Medeiros, gestor do Aquinordeste do Sebrae no estado.

A pesquisa é realizada com distribuição de 55 mil sementes de ostras em estruturas montadas no estuário. Os testes pretendem analisar o crescimento e reprodução das ostras mediante a utilização dos sistemas tradicional, em que as sementes são colocadas em estruturas semelhantes a travesseiros, o flutuante, de origem canadense, e o BST, que é bastante aplicado na Austrália. G1

Compartilhe agora
IGREJA HZ
YouTube VT
SSM Telecon VT
SINDISERG VT
Igreja VT
Ferragem VT
Milena
2M Proteção VT
Copiadora Miranda VT
MILENA CALÇADOS VT
Melanina VT
Tribuna Legislativa