População reclama da falta de segurança pública por falta de viaturas da polícia militar em Guamaré.

População reclama da falta de segurança pública por falta de viaturas da polícia militar em Guamaré.

IMG_4215

É unanime a reclamação da população do município de Guamaré por mais segurança pública. As indagações não são por falta de policiais, estrutura física ou qualquer outra reivindicação, mas acreditem… Não tem viatura para polícia militar realizar o patrulhamento ostensivo e preventivo na sede, na comunidade de Baixa do Meio e demais distritos.

O que se ver hoje é uma população preocupada com essa situação lamentável, é deve do estado garantir e dá condições a policia de fazer um bom trabalho em cada município do Rio Grande do Norte, mas quando se fala na cidade de Guamaré, o governo sempre virou as costas para revolver os problemas da população que competem exclusivamente ao estado, o caos da RN 401 é um exemplo, um problema que pendura a anos.

Das três viaturas, apenas uma ainda funciona mais não passa dos 50 km com problemas mecânicos, constatamos hoje (29), nove policiais de plantão para atender Guamaré e Baixa do Meio, ou seja, uma população de quase 15 mil habitantes, fora os flutuantes, mas diante das condições oferecida pelo o estado, era impossível parte dos policiais sair do destacamento por falta de veiculo, os bravos guerreiros foram fazer o patrulhamento a pé no centro da cidade e na área bancária.

Este é o retrato do sucateamento das viaturas da Policia Militar do Rio Grande do Norte. Os Policiais de Guamaré tem enfrentado sérios problemas por estarem trabalhando com carros velhas que vivem apresentando problemas mecânicos e até mesmo quebrando em plena ocorrência policial, prender um bandido em fuga num automóvel desse (foto) em Guamaré é quase uma missão impossível.

O que a atual gestão tem feito pela segurança pública do município?

O combate entre policias e bandidos era intenso, mas com o pouco efetivo existente e a falta de infraestrutura, os bandidos sempre levaram vantagem. O atual prefeito Hélio tem feito sua parte para garantir a segurança da população do município.

Por varias vezes o prefeito autorizou o conserto das viaturas do estado na oficina da prefeitura, mas devido às más condições dos veículos finda se quebrando e voltando a estaca zero. É fato que as viaturas estão todas sucateadas, não há conserto que dê jeito.

O prefeito  Hélio, criou a Lei das DOs, que autoriza o município a pagar diárias operacionais a polícia militar e civil, com a medida tomada pelo o executivo, o destacamento policial passou a contar com mais policiais na cidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Diante da grande omissão do governo do estado com a segurança, além das DOs, a prefeitura de Guamaré ainda disponibiliza uma cota de combustível, alimentação, e inaugurou recentemente a base integrada na comunidade de Baixa do Meio, e realizou uma pequena reforma no destacamento policial da sede para acomodar os policiais.

O motivo da inércia policial: falta de viatura. Isso mesmo, se a policia quiser combater a bandidagem uma parte que o faço a pé com parte dos agentes fizeram hoje.

Na ultima segunda, dia (27), a reportagem procurou o Deputado Estadual Hermano Morais (PMDB) de Guamaré. O mesmo se encontrava na cidade participando de um evento religioso, aproveitei a oportunidade para conversar com o parlamentar sobre a situação das viaturas e da RN 401, até para dá uma resposta a população através do portal.

Segundo o parlamentar afirmou ao blog que, irá viabilizar em caráter de urgência junto ao comando geral da policia militar do estado, o envio de duas viaturas novas, sendo uma para ficar na sede e outra em Baixa do Meio, tendo em vista que se trata de duas cidades no quesito de população.

Para Hermano, as viaturas são importantes para garantir a segurança da população do município de Guamaré. “O aumento da violência nos municípios do interior do estado tem assustado e vitimado à população. Nosso mandato está atento a essa questão, a viabilização das viaturas é importante para garantir à população do município o direito básico de ir e vir”, explicou.

Diante da afirmação do deputado, ele merece um voto de confiança, afinal… Hermano Morais foi o deputado campeão de votos em Guamaré, o pedido da população é o mínimo diante dos problemas existentes que competem ao governo do estado. Mas desejamos que o deputado possa agir em tempo, porque parte dos policiais já não suportam fazer o patrulhamento ostensivo a pé.

Nota do Blog: Duas viaturas novas irá possibilitar a presença mais constante da policia nas ruas, a  polícia militar conseguirá diminuir o tempo de resposta, aumentando a velocidade e com isso prestando um melhor serviço a população do município de Guamaré.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp