Praia do Amaro, um cartão postal de Guamaré.

Praia do Amaro, um cartão postal de Guamaré.

44

Minha linda Guamaré é uma bela cidade, cidade litorânea do nosso estado, a natureza foi bastante generosa, o nosso município é rodeado por belezas naturais, praias, dunas, manguezais, cerrado e caatinga, se misturam e formam um verdadeiro espetáculo da natureza.

nilsinho 12Entre os inúmeros locais existentes na nossa cidade com belas paisagens, mas destacamos a comunidade Canto do Amaro, um verdadeiro cartão postal pouco conhecido por aqueles que visita Guamaré.

Foi neste local lindo e deslumbrante que vários munícipes puderam constituir suas famílias, e nunca arredaram o pé de nossa cidade, como o senhor José Ângelo (Zé Anão ) e sua esposa Guiomar, o Sr. Francisco dos Santos (Seu titico) e sua esposa Alzira, e outras famílias que viveram na comunidade na década passada e que criaram seus filhos através da agricultura, extração de sal e pesca artesanal, e que também os educaram em uma escola que lá existiu e que se chamava Escola Manoel Rodrigues, que segundo informações, dão conta que tal escola foi formada por um dos moradores dessa comunidade.

O Canto do Amaro que no passado se chamava “Lagoa Salgada”, foi e ainda é um local que serve de moradia e de fonte de renda para inúmeras famílias (que lá reside), seja através da pesca ou do trabalho em seus próprios ranchos, como a família de Sr. Toinho e de Sr. João do Amaro, entre outros. O canto do amaro que há algumas décadas atrás era apenas uma vila de pescadores e que tinha uma antiga salina, hoje acomoda algumas empresas de carcinicultura e de energia renovável, que gera diretamente emprego e renda para o nosso município e para aquela comunidade, que foi beneficiada mesmo que indiretamente com a chegada dessas empresas, que frequentam aquele local durante a semana, muitas vezes para o lazer dos funcionários e até mesmo para as refeições de quem trabalha nas proximidades do amaro.

Os ranchos se transformaram em bares e restaurantes rústicos que no decorrer da semana bem como nos finais de semana lotam de pessoas para degustarem os variados cardápios oferecidos pelos moradores, entre os mais procurados por quem visita o amaro pode-se destacar o camarão, peixe frito, tapioca e carne de sol, além de vários tipos de caldos, bebidas e sobremesa. O Amaro também é um local propício a prática do “kitesurf”, devido aos ventos fortes e favoráveis a prática desse esporte tão praticado pelos turistas de diversas partes do mundo.

Apesar de as famílias que lá residem serem assistidas pelo poder público local, ainda existe um impasse, devido a burocracia na regulamentação do local para se tornar uma orla que encha os olhos de quem visitar aquela praia e isso impede o desenvolvimento daquela comunidade que sonha em ver aquela praia preparada para recepcionar com mais qualidade os banhistas e turistas que adoram estar naquele local para passar os finais de semana. Apesar disso, o Amaro não perde seu brilho, é um local de beleza ímpar, sua praia, seus manguezais, os animais marinhos que existem naquele local são de fascinar a quem visita, é um local de pessoas humildes que sempre te recebe com um sorriso no rosto, apesar do trabalho diário das famílias que lá moram. Sem dúvidas falta uma padronização daquela comunidade, barracas mais aconchegantes e mais preparadas para receber a grande demanda que procura aquele local no final de semana para o lazer.

Enfim, um investimento do qual já é desejado pelos moradores há anos para conseguir realizar esse projeto, projeto esse, que servirá não apenas para os moradores, mas como também para quem é frequentador daquela praia e para o município em geral, com um pouco de investimento aquele local servirá de cartão postal para nossa cidade e se tornará mais um ponto turístico do nosso estado que contemplará não só nós munícipes  como também as cidades circunvizinhas que já frequentam aquele local, que é tão rica de belezas naturais, só basta cuidarmos, preservarmos e garantir para que as gerações futuras tenham um local digno de lazer e de estar junto com a família e amigos. Sem dúvidas a comunidade do amaro merece ser reconhecida, pois foi de lá que nosso município começou a progredir com seus moradores de visão mais ampla e que até hoje resiste às interferências feitas pelo homem, mas que nada disso tirou a garra e a coragem de luta das famílias que lá residem por dias melhores. Não é à toa que no nome existe a palavra amar (AMAR-O) pois é fato que quem conhece aquele local, passa a amar a simplicidade, aconchego e beleza natural que só existe na Comunidade do Canto do Amaro.

Nota do Blog: A reportagem “Canto do Amaro, um cartão postal de Guamaré”, foi analisada pelos os editores do portal, que julgaram e consideraram ganhadora do 4º prêmio da promoção dos 4 anos do Blog Guamaré em Dia.

O portal e os leitores do blog parabeniza o ganhador Elenilson Gaspar, por ter sido “Reporte por Um dia” e feito à matéria que fez chegar à quarta colocação das 16 reportagens enviadas a redação.  Parabéns!

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp