Prefeito de Macau, Pendências e Guamaré não estão omissos a situação de abastecimento de água na região Salineira.
A situação de abastecimento de água no Vale do Assú e região Salineira, envolvendo as cidades de Pendências, Macau e Guamaré, foram à pauta da audiência, realizada na ultima quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Pendências com a participação de autoridades e populares. O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, o de Pendências, Ivan Padilha, e de Guamaré, Hélio Miranda, ambos do PMDB, não estão omissos a situação de abastecimento de água na região salineira.
Depois da apresentação real situação na região com o baixo nível das águas no rio-piranhas Açu, foi dado à oportunidade as pessoas para se manifestar sobre o assunto, tendo os proprietários de terras, agricultores, empresários da carcinicultura, entre outros, apresentado sugestões que se somaram as propostas aprovadas pela plenária, uma delas será a criação de uma comissão formada por um representante de cada área da sociedade civil.
VEJA AS PRINCIPAIS PROPOSTAS:
– Realizar uma nova audiência com órgãos que não participaram, inclusive, o Ministério Público e Agência Nacional de Águas (ANA);
– Fechar a captação de água durante cinco dias de todas as cidades do vale;
– Suspender concessões para novos empreendimentos;
– CAERN criar uma campanha de conscientização do uso da água;
– Monitoramento permanente e destruição de barramentos irregulares;
– Marcha a Natal para em busca de soluções junto aos órgãos competentes.