Prefeito Hélio participa da 9ª Cavalgada dos Amigos levando a bandeira do município durante todo o percurso.
Admirador da vida de vaqueiro, o prefeito Hélio acordou mais cedo como já faz todos os dias e acompanhou a alvorada. Montado no seu cavalo, o prefeito participou com centenas de vaqueiros da 9ª cavalgada dos amigos em Guamaré com a bandeira do município durante todo o percurso.
Os vaqueiros tomaram de conta das ruas da cidade e cavalgaram junto com o prefeito e demais peões. Teve até boi e muita musica de vaquejada. O evento foi organizado pelo o vereador Eudes Miranda e Gonzaga este nobre vaqueiro, que durante a sua vida sempre trabalhou cuidando de gado.
O trabalho de um vaqueiro é assim, logo pela manhã bem cedinho, no romper da aurora, o vaqueiro se prepara para mais um dia de trabalho, vestindo seu gibão, perneira, guarda peito, luvas, chapéu, a coragem e a habilidade dos vaqueiros eram indispensáveis para que se mantivesse o gado junto.
Hoje Gonzaga fez diferente, junto com Eudes e com o apoio da prefeitura de Guamaré, da Secretaria de Esportes, proporcionaram a 9° Cavalgada dos vaqueiros do município e região salineira. A todo instante chegavam mais vaqueiros e ao som de Elias do Raio X os vaqueiros seguiram até a sede do município.
A população pode participar, entre cavaleiros, amazonas e crianças. Os participantes percorreram vários quatro quilômetros de estradas, depois de um café da manhã servido a todos os vaqueiros, a cavalgada passou pelo o distrito de Salina da Cruz até chegar à sede do município.
Segundo Gonzaga, o evento deste ano foi um sucesso, com quase 200 cavalos inscritos, bois e carroças, este ano veio vaqueiros de toda região salineira e do mato grande prestigiar e participar do evento. Mulher bonita não faltou no evento.
A polícia Militar, Guardas Municipais, Secretaria de Esportes e Secretaria de Saúde deram um apoio fundamente para que o evento terminasse em paz.
Uma tradição na região vem resgatando a história do homem do campo, do tropeiro, do homem da lida no campo que andava várias léguas ao lombo do seu animal, para tocar boiadas ou simplesmente usar o cavalo como meio de transporte.
Muito diferente dos anos anteriores, hoje o chão preto do asfalto toma conta de grande parte das rodovias e estradas que encurta o espaço e o tempo de uma localidade a outra.
E resgatando a história desses bravos cavaleiros e tropeiros, nasceu a homenagem mais justa com a realização da 9ª cavalgada dos vaqueiros Guamareenses. Está é a verdadeira cavalgada capaz de unir homens, mulheres, crianças e idosos, com um só objetivo de amor ao próximo como nos velhos tempos, não muito distante de nossos avôs. Vereadores como Edinho de Moaci, Eudes Miranda, secretários também participaram da cavalgada.
Os cavaleiros, amazonas e crianças, as comitivas fizeram uma parada na orla do rio aratuá por volta do meio dia, onde todos foram recepcionados pela a população e admiradores que o aguardavam. Na praia os vaqueiros saborearam um arroz carreteiro com feijoada e musica ao vivo.
O prefeito Hélio Miranda, como um bom anfitrião, em sua fala disse que estava honrado em receber cavaleiros e amazonas na 9ª Cavalgada dos amigos. “O nosso governo tem apoiado todos os atos que venham divulgar e explorar as tradições culturais no município. Disse ainda que estão de parabéns todos os vaqueiros Guamareense e da região pelo o belíssimo evento promovido”.
Veja mais fotos, clique na imagem para ampliá-la: