Prefeitos do RN estão em Brasília cobrando recurso e atenção aos municípios.
Acompanhado de mais de 500 prefeitos de todo o Brasil e de 20 prefeitos potiguares, o presidente da FEMURN – Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito de Mossoró Francisco José Junior, está participando hoje da Mobilização Municipalista Permanente, em Brasília, com objetivo de conquistar mais recursos e leis para o fortalecimento dos municípios. Um dos pleitos é a urgência nas matérias que promovam mudanças no pacto federativo, ampliando a receita das cidades.
“As pessoas vivem nas cidades. Não há país desenvolvido sem municípios desenvolvidos. Entendemos a crise pela qual o Brasil atravessa, mas a população cobra das Prefeituras. Estas precisam de maior atenção e mais recursos para atender a demanda crescente”, destacou Francisco José, informando que o pacto federativo atual prevê 60% das receitas para o governo federal, 24% para os Estados e apenas 16% para os municípios.
No Rio Grande do Norte, a falta de recursos tem preocupado prefeitos da maior parte das cidades. No último mês o FPM apresentou redução de 25%, se comparado ao mesmo período de 2014. “A FEMURN tem atuado firme em parceria com a Confederação dos Municípios, para tentar reverter o quadro. O fundo destinado tem sido insuficiente a manutenção dos municípios, o que compromete a permanência de atividades e torna a gestão insustentável economicamente”, reforçou Francisco José Júnior.