Profissionais da saúde recebem capacitação sobre tuberculose em Guamaré.
O plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi palco nesta quarta-feira (24), de uma capacitação em manejo clinico em tuberculose. Estiveram presentes no evento todos os agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de Guamaré, além do pessoal da saúde da Cidade de Galinhos.
A palestra de capacitação em manejo clínico em tuberculose foi administrada pela Coordenadora do programa Estadual de Controle da Tuberculose “Srª, Valéria Nepomuceno”, ela falou da importância de se avaliar bem o paciente para que possa chegar o mais rápido possível ao diagnóstico, pois é muito importante para que diminuam rapidamente o gral de gravidade do paciente.
Ela falou também da importância de se abordar o paciente e perguntar se já está tossindo, pois, a tosse seca continua é um dos primeiros sintomas, é exatamente a tosse (seca, depois produtiva).
Também estavam presente a Coordenadora do programa de Controle da Tuberculose da III Região de Saúde Srª Francisca Pereira do Couto e a Técnica da Equipe Estadual Srª Paula Brito e o Coordenador de Atenção Básica de Guamaré, o senhor Jarbas de Morais Paiva.
“Em função da grande rotatividade de profissionais nas unidades básicas de saúde, percebemos que a maioria em atuação hoje não tem um conhecimento profundo sobre a tuberculose. A capacitação é uma oportunidade valiosa para reforçarmos pontos importantes, tais como o teste rápido molecular e a adesão ao tratamento”, enfatizou Jarbas.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta prioritariamente os pulmões, mas pode afetar também outros órgãos, como ossos, rins e meninges. É transmissível pelo ar, por meio da tosse e espirro. A convivência com doentes de tuberculose em ambientes fechados e com pouca ventilação favorece a transmissão da doença.
Veja os Sintomas da doença Tuberculose com Tratamento Imediato: Tosse (seca, depois produtiva) – Febre baixa (vespertina) Suores noturnos – Perda de peso – Anorexia – Dorsalgia – Desconforto respiratório – Astenia – Hemoptise – Rouquidão – Sinais radiológicos – História de contato.
O encontro foi considerado muito proveitoso pelos os profissionais da saúde que participaram da capacitação.
Veja mais fotos, clique nas imagens para ampliá-las: