PROGRAMA VIGIAGUA MONITORA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA EM GUAMARÉ

PROGRAMA VIGIAGUA MONITORA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA EM GUAMARÉ

O VIGIAGUA tem como objetivo realizar a vigilância da qualidade da água para consumo humano no Município de Guamaré, bem como detectar situações de risco à saúde, relacionadas ao seu consumo.

A Coordenadoria Municipal de Vigilância em Saúde (COVISA), do Programa VIGIAGUA reiniciou as coletas monitorando a qualidade da água fornecida pela companhia de abastecimento, realizando coletas e análises de amostras da água. As inspeções estão sendo feitas pelas as equipes nas escolas, secretarias, estabelecimentos, residências, fazendas, dentre outros locais. Toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração.

As áreas que não possuem água tratada também são alvo de monitoramento pelo Programa Vigiágua, recebendo orientações e frascos com Hipoclorito de Sódio, à 2,5%, para a desinfecção domiciliar da água para ingestão. Sempre quando é verificado resultado de análise em desacordo com os padrões de potabilidade, o responsável pelo sistema de abastecimento, será  comunicado para a imediata correção.

Orientações à população

É importante ressaltar que a responsabilidade pela qualidade da água após o hidrômetro, dentro do imóvel, é de responsabilidade do proprietário. Para que a qualidade da água seja mantida, é importante a adoção das seguintes medidas:

Higienizar os reservatórios de água (limpeza e desinfecção), no mínimo a cada seis meses;

Trocar os elementos filtrantes dos filtros e bebedouros, no mínimo a cada seis meses;

Periodicamente verificar os encanamentos de água para identificação e correção de vazamentos e avarias que podem contaminar a água ou levar ao seu desperdício.

Em ação…

Equipes da Covisa Municipal trabalhando nas coletas do “Programa Vigiagua” em todo o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp