“O problema não é perdoar… é confiar de novo! A confiança é como um cristal, uma vez quebrado, nunca mais volta a ser o mesmo. Você pode juntar os cacos e tentar colar, mas as marcas serão evidentes”. Priscilla Rodighiero
Acredito que de dez pessoas, todas já, sem exceção se sentiram sem reciprocidade e frustradas por perceber que depositaram um sentimento tão importante em alguém que não merecia ter, mas mesmo assim confiou e acreditou profundamente.
A confiança, como muitos afirmam, é à base de uma relação entre as pessoas. Mas, não é somente a base para um relacionamento, é também a base para uma amizade, para uma oportunidade, para um exato momento na vida.
Confiamos nas pessoas, confiamos em uma nova vida, em uma nova política, em mudanças no mundo. Vivemos a base da confiança. Sem a confiança nós não movemos os nossos passos, não faremos escolhas. A confiança é a estrutura da vida.
Pois bem…
Em uma conversa informal na ultima terça-feira (08) pela manhã, com uma colega que eu sempre admirei e admiro como pessoa e como profissional, ouvi o que realmente precisava e o que não esperava ouvir. Ouvi o bastante para que eu pudesse mudar meus conceitos que até ali então eram seguidos como os mais certos. O que eu ouvi também me alertou para que possa rever minhas atitudes e provar com minhas ações que daqui pra frente, não sou o que pintam.
As palavras foram duras e doloridas como um corte de sabre. Mas, tenho certeza que essas palavras soaram no momento certo e foram para o meu bem. Ouvi de forma cristalina que “quebrei a confiança…”. Essa frase abriu um rombo no meu peito, meu mundo por um instante desabou. Mas de logo em outro instante clareou uma esperança na alma que é possível fazer os ajustes necessários para haver a mudança, uma mudança pra melhor e em prol da coletividade.
A falta de confiança por quem deveria confiar abala, mas não pode parar quem sempre quis e quer o melhor para seu município. Por mais que você se sinta frustrado e desapontado com cada colocação, não podemos em momento algum se fechar para o mundo, achar que tudo está perdido ou fazer de conta que não é com agente.
Enfim… Foi por causa desta conversa que me levou a fazer uma autocrítica, rever meus paradigmas, e assim e ficar mais forte, para poder olhar em frente e aprender a ser mais valente, lutando muito mais por quem sempre precisou da minha ajuda… O povo!
E mesmo que não volte a ter a mesma confiança que eu não nunca deveria ter perdido, mas a conversa, as palavras serviram como aprendizado para que eu possa rever meus conceitos como pessoa e como moderador do blog. Afinal… Na vida muitas das vezes é necessário perder para poder ganhar depois.