Eles devem tentar de novo, mas enfrentarão novos nomes que virão com força máxima para obter uma vaga na casa do povo.
A história política eleitoral do município de Guamaré, revela que não é fácil ex-vereadores, ou mesmo novos pretensos a reconquistar uma das nove vagas na Câmara Municipal. Os exemplos do cenário politico são escassos.
Uma prova plausível temos das eleições de 2012, quando 54 candidatos a vereador pediu a justiça eleitoral o registo de candidatura, e quando foram deferidos, eles começam uma batalha na cidade em busca de votos, a campanha eleitoral se transforma numa arena de gladiadores pelo o voto do povo neste período.
Muitos destes personagens da foto acima caíram em campo cedo, foram para as ruas apresentar seu projeto de governo e tentar convencer o povo, mas não conseguiram. Candidatos que tinha a vitória como certa com votação expressiva fracassaram nas urnas, outros nem nele mesmo votou. As informações da contabilidade dos votos estão na pagina do TSE.
O histórico desalentador não desanima os vereadores que estão hoje no poder, eles devem sim tentar a reeleição a qualquer custo, mas são conscientes que enfrentarão adversários fortes. Entre os novos nomes que provavelmente irá concorrer a uma vaga aparecendo com grandes chances, destacamos o nome de Raimundo AVelino, Samuel de Efigênia, Dedé de Zé Gabi, Marcos Babão e Francisca do Camarão.
Mas já há outros que por poucos não foram eleitos na ultima eleição, mas garantem que no pleito de 2016 a vitória é certa, entre alguns, o ex-vereador Rosendo Ferreira, esposa da Vice-Prefeita Pretinha, Carlos Câmara, que terá o apoio do ex-prefeito Dedé Câmara, Jakson de Anterino, a surpresa de votos na ultima eleição, Eneias Bernardino, que terá o apoio do ex-prefeito Mozaniel, Severo de Da Silva, garante que desta vez será eleito pelo o trabalho que continua fazendo, Irmãozinho da Sopa, que terá o apoio do seu Irmão, o ex-prefeito de Macau Flávio Veras, Valdir Morais, que trabalha dia e noite visitando suas bases, Barreto, o locutor das multidões está mais forte e confiante, e Alderi da Nutec que pretende voar mais alto, desta vez ao executivo.
A lista está bem reforçada só que desta vez os pré-candidatos estão com mais apoios, força e coragem. Alguns aparecem em situação bem melhor do que no pleito passado. São candidatos mais experientes e conhecedor do cenário politico, cada um tem uma história vivida e revivida.
Para os atuais detentores de mandato será preciso está com um olho no peixe e o outro no gato nas eleições de 2016 que promete ter muitas surpresas e emoções.