Centro Cultural de Guamaré está de luto… Faleceu o seu patrono Chico de Isabel.
FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA é natural de Guamaré – RN e nasceu no dia 26 de abril de 1932. Filho de Francisco José de Santana e Isabel Valentim de Santana… Em Guamaré, todos o conhecem por CHICO DE ISABEL.
Ao nascer, o seu pai já havia falecido e junto com sua irmã Maria Nazaré criou-se apenas com a mãe na maior pobreza, passando por grandes dificuldades financeiras.
Chico de Isabel contava, que não teria tido o prazer de aproveitar a sua mocidade ou mesmo a sua infância, pois começou a trabalhar logo cedo, aos 12 anos de idade já arrastava redes de pescarias pelas gamboas para arranjar o peixe para comer e nessa batalha pela vida também pescou voador em alto mar.
Trabalhou como servente de pedreiro por pouco tempo, logo se tornando um pedreiro profissional. Estudou completando o Ensino primário da época, o equivalente hoje ao Ensino Fundamental, o que o levou a assumir uma sala de aula e a supervisão do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL em Guamaré.
Foi funcionário público estadual e aposentou-se como Agente Fiscal. Solteiro por opção, tem 15 bisnetos dos 6 filhos que adotou da sua irmã que faleceu na hora de um dos seus partos e criou junto com sua mãe Isabel Valentim.
Apesar de tantos problemas em sua vida jamais se entregou a tristeza, sempre foi alegre e soube cultivar as boas amizades. Responsável pelas festas que acontecia antigamente, como São João na Roça, Carnaval (criou o Bloco do Sabiá), Peças Teatrais, sendo o primeiro a encenar a Paixão de Cristo em Guamaré.
Antes, já com a sua saúde debilitada ficava sentado na calçada de sua residência, a observar a beleza do Rio Miassaba. Bom de história sobre a cultura local, compartilhava a admiração por Maria Jandir Candéas, a maior incentivadora da cultura guamareense e por Maria de Pipoqueiro que faz um trabalho maravilhoso no município, dando continuidade à cultura através dos mais jovens. Portal Aratuá.
FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA * 26.04.1932 + 05.08.2016