Eles não querem sair da cadeira da câmara… Mas já outros querem entrar!
A atual legislação eleitoral define que prefeitos, têm direito a um mandato de quatro anos e, depois, podem tentar a reeleição, para mais quatro anos de governo.
Ao fim do segundo mandato, por um pleito, o político não pode se candidatar a cabeça de chapa majoritária.
O mesmo, porém, não ocorrem para vereadores, senadores, deputados estaduais e federais. Por isso, em Guamaré tem parlamentares com até mais de 8 anos de vereança. E a previsão para 2016 é que a grande maioria, para não dizer todos, deve concorrer à reeleição.
VELHOS CONHECIDOS
Dos 09 atuais vereadores, 4 foram eleitos nas disputas de 2012 e logo pretendem serem reeleitos na disputa deste ano: Josenildo Gomes, mas conhecido por Nildinho, Damião Rodrigues, Edinor Albuquerque e Eudes Miranda. Ou seja, destes, provavelmente todos devem mesmo buscar a reeleição. Os demais já vêm de mais de dois mandatos ou completa este ano, são eles: Gustavo Santiago, Miranda Junior, Edinho de Moaci, Diva Araújo e Lisete Negreiros.
É certo que os vereadores detentores de mandato não querem passar a cadeira e já se lançam como candidatos. É possível afirmar ainda que a Edilidade leve uma pequena vantagem para os demais próximos concorrentes que é justamente a posse do poder.
NOVOS CANDIDATOS
Na última eleição municipal de 2012, 54 pessoas se candidataram. Em ambas as disputas apenas 09 foram eleitos. É esperado que grande parte dos candidatos de 2008 e 2012, volte a concorrer em 2016, que ainda se juntará com novos nomes que já se lançam ao pleito, pela primeira vez.
Para as eleições deste anos, os nomes já se apresentam e está na boca do povo. Mas você eleitor, terá bastante tempo para analisar cada um, nas suas mais variadas faces. Quem não quer deixar o poder e aqueles que pretendem entrar.