Em Guamaré, só a metade dos partidos encontram-se aptos para suas atividades partidárias.
Levantamento feito no site do TRE-RN pelo Portal Aratuá, apresenta atual situação dos partidos políticos do município de Guamaré que se encontram devidamente anotados no tribunal eleitoral.
O levantamento mostra que dos 25 partidos registrados, só 14 (53%) se encontram vigentes, ou seja, aptos para exercer suas atividades partidárias. Os outros 11 (47%) se encontram não vigentes, com a data da validade da comissão provisória ou diretório vencida.
Dos 14 partidos vigentes, só quatro constituíram diretórios municipais, são eles: PMDB, PT, PSOL e PTN, os demais estão registrados como comissão provisória.
No total dos 25 partidos só 7 tem diretório formado, isso representa 28% do total.
Existem casos que o nome de um filiado aparece como presidente de dois partidos, que é o caso de Gustavo Henrique e Mozaniel Rodrigues.
Gustavo aparece nos registros do TRE- RN, como presidente do PROS e do PP e Mozaniel como presidente do PSC e PMN. Isso mostra que o sistema de registrado partidário do tribunal se encontra desatualizado.
Em Guamaré, assim como as demais cidades do interior, com a proximidade das eleições municipais as legendas – salvo raras exceções – são ocupadas por pessoas ligadas a determinados grupos políticos, com objetivo de se coligar, “barrar” ou garantir a candidatura de alguém.
Os dois quadros abaixo a situação de cada partido em Guamaré. Se leitor visitar o site do tribunal, após o dia 05 de outubro de 2016, vai perceber que haverá uma mudança brusca de presidentes destes partidos devida o toma-toma que deve desencadear daqui para frente.
Já aconteceram duas recentes mudanças, uma no PSB e outra no PRP. O empresário Paulo Cavalcanti assumiu o partido socialista e petroleiro Françual Rodrigues, o PRP.
Confira a situação de cada partido e seus respectivos presidentes.