Guamaré realiza oficina da pessoa idosa: viver com dignidade é direito em todas as idades
Nesta segunda-feira (1/10) – Dia Internacional do Idoso, foi realizada pelas politicas públicas de Assistência Social, Saúde, Esportes, Administração, Turismo e Educação do município de Guamaré/RN a Oficina da Pessoa Idosa: Viver com dignidade é direito em todas as idades; evento que comemorou de forma intersetorial vários aspectos relativos ao Envelhecimento sadio e a importância do acesso ao direito e a Convivência Comunitária. No evento foi possível registrar a participação de 80 Idosos das diversas localidades do município.
A abertura do evento foi iniciada pela Apresentação da Peça Teatral: A arte de Envelhecer encenada pelos alunos da Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva do distrito de Baixa do Meio, a qual tratou da aceitação do envelhecimento como uma fase natural e pertencente à trajetória de vida de cada individuo; bem como tratou da importância da família integrar o idoso na vida familiar.
A Diretora do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, da SEMAS Juliana Oliveira, enfatizou a importância do dia 01 de Outubro – Dia Internacional do Idoso, mencionando que este dia se caracteriza como marco legal na defesa dos direitos da pessoa idosa, através da Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) datada de 1º de outubro de 2003, bem como sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar dos Idosos. Mencionou ainda, que o trabalho desenvolvido com a pessoa idosa é realizado através dos CRAS (Centro e Baixa do Meio) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, o qual desenvolve em suas atividades elementos que contribuem para um processo de envelhecimento saudável e autônomo.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na Oficina: A postura correta nas atividades cotidianas pela Fisioterapeuta Mayara Alves que demonstrou aos idosos presentes a melhor postura corporal que os idosos devem ter ao desenvolver tarefas no seu dia a dia, uma correta postura corporal para proporcionar qualidade de vida.
A segunda oficina realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Jogos lúdicos para a terceira idade, foi desenvolvida pelos Educadores Físicos do Projeto Vida Saudável e teve como objetivo a preservação do condicionamento físico e mental, através de alongamento, estimulação da memória da pessoa idosa.
Ao final do evento, foram chamados alguns Idosos que participam ativamente dos projetos e programas ofertados pelas politicas públicas envolvidas para depoimentos e homenagens ao Dia do Idoso.
O Sr. Alvaro Araújo Pereira (64 anos) mencionou que ser idoso é sim, viver com alegria e entusiasmo, e buscar participar dos projetos e programas oferecidos pela gestão municipal, voltados para a pessoa idosa. Se alegra com a socialização dos idosos.
A Sra. Maria Dulce Fernandes Pereira (66 anos), Vice- presidente do CMDI, agradeceu a Deus pela idade que tem, pela saúde, e mencionou que nessa fase da vida (Idosa), o importante é ser feliz e viver.
Logo após os depoimentos, o evento foi encerrado com um Jantar dançante de confraternização.
Veja mais fotos clicando nas imagens para ampliá-las: