G1 Globo Esporte: Guamaré FC e URV vão representar RN na Taça Brasil de Futsal em 2019
Guamaré FC venceu a categoria sub-15 e garantiu vaga na Taça Brasil de 2019.
URV São Gonçalo se consagrou campeão do Campeonato Potiguar de Futsal Sub-17.
G1 – Globo Esporte
No último fim de semana, a Federação Norte-rio-grandense de Futsal realizou o Campeonato Potiguar das categorias sub-15 e sub-17. Os torneios foram disputados na cidade de Angicos, localizada a 171 km de Natal. O Guamaré FC foi o campeão no sub-15 e garantiu vaga para a Taça Brasil da categoria. O título do sub-17 ficou com o URV São Gonçalo, e também se classificou para a competição nacional do próximo ano.
Ao todo, o estadual sub-15 reuniu 10 equipes e o Guamaré FC, que representa o projeto “Gol de Letra”, se sagrou campeão após derrotar o CDFC/Brasil, equipe do bairro de Felipe Camarão, em Natal. Durante o tempo regulamentar a partida terminou 2 a 2 e, na disputa de pênaltis, a equipe comandada pelos treinadores Diego Albuquerque e Augusto Pereira venceu por 5 a 4. Com nove equipes, o sub-17 consagrou o URV, comandado por Roberto Pereira e Diego Serrinha, que venceu o ADFN de Santa Cruz por 6 a 1.
Nas premiações individuais, os dois campeões foram detentores dos prêmios de melhor goleiro e melhor jogador das competições. Pelo sub-15, João Vitor, o capitão do Guamaré, marcou dois gols na final e foi eleito como melhor jogador da categoria, além dele, Júlio, seu companheiro de equipe, venceu o prêmio de melhor goleiro. A dobradinha também aconteceu no sub-17 pelo time do URV, Tiaguinho foi eleito o melhor goleiro, enquanto o artilheiro Fabinho, levou o prêmio de melhor jogador.
Coordenador das categorias de base da FNFS, Diego Serrinha acredita que estas competições são essenciais para o desenvolvimento do esporte no estado. Segundo ele, dar a possibilidade de disputar a Taça Brasil faz com que os jogadores potiguares sintam-se representados e tenham a oportunidade de mostrar seu futsal para mercados profissionais, dentro e fora do Brasil.
– Disputar a Taça Brasil de Clubes é o grande objetivo. Da equipe técnica, serve para avaliar se os treinos estão atualizados e aprender o que está acontecendo lá fora. Para os atletas, são duas vertentes. A primeira é defender seu estado a nível nacional e a segunda é ter uma visão das equipes do Sul, com intuito de ser contratado, já que não não há clubes profissionais trabalhando com o futsal no Norte e Nordeste, apenas no Sul. Hoje temos, em média, 30 atletas jogando fora do estado. Tanto a nível de Europa quanto nos grandes centros do Brasil, as portas estão abertas para o Rio Grande do Norte – disse Diego.