Máxima do futebol… “Em time que estar ganhando, não se mexe”
Por José Carlos de Oliveira
Será que esta máxima se aplica a gestão pública?
Não se pode falar na Guarda Civil Municipal de Guamaré, sem fazer uma citação á dois nomes que compraram a ideia da criação da Guarda Civil Municipal e vestiram a sua camisa na literidade da palavra, Cabral e Neam.
Cabral foi o primeiro Subcomandante por um longo período e logo após foi nomeado seu Comandante, conhecedor do Município desenvolveu um trabalho de proteção ao patrimônio público e uma cooperação com a Policia Militar (em breve falarei sobre esta Instituição de guerreiros). Uma das escolhas mais acertada foi a escolha de Neam para ser o Subcomandante, estava formada uma dupla de respeito e sucesso.
Com a exoneração a pedido de Cabral, Neam assumiu o comando da Guarda Municipal, mantendo o mesmo padrão de eficiência, até mesmo melhorando onde era preciso.
Tecido estes comentários, vamos aos fatos.
Guamaré foi surpreendida com a exoneração de Neam do comando da Guarda Civil Municipal sem uma justificativa convincente, dizer que a política tem destas coisas não é e nunca será uma justificativa para tirar um profissional competente, que vinha até então desenvolvendo com extremo zelo a sua função.
Ora se a exoneração do Comandante Neam foi uma retaliação contra alguém para mostrar que tem força e prestigio diante do “sistema”, me desculpem, foi um tiro no pé, pese que entre os Supervisores tem muitos profissionais competentes com capacidade para exercer o comando, mas tirar um comandante apenas para demonstrar poder é a mais pura demonstração de falta de interesse em a cada dia fortalecer a segurança do Município.
O auto ego não poder falar mais alto do que a necessidade coletiva.
Cabral e Neam que queiram o não vocês sempre serão lembrados pelos serviços prestados ao Município, das vezes que vocês juntos seus comandados arriscaram a vida, das noites em claro patrulhando a cidade.
A você em especial Neam, levante a cabeça, você é competente, você é integro, onde te colocarem para trabalhar, você dará o seu melhor para honrar a corporação, não é a patente que forja o combatente, mas sua persistência em servir.
Máxima do futebol… “Em time que estar ganhando, não se mexe”