Moradores reclamam da falta de planejamento na coleta do lixo da cidade
Moradores da sede do município, como nos demais distritos reclamam da falta de planejamento na coleta do lixo. Os moradores não dispõem de um dia certo de recolhimento dos resíduos por rua durante a semana, levando a população a colocar o lixo em sacolas e pendurar a espera do carro coletor que vinda não passando. O resultado são que os cachorros conseguem puxar e estardalham os pacotes esparramando lixo pela rua, dando a sensação aqueles que visitam a cidade que as ruas tá suja.
No conjunto Vila Maria, por exemplo, a dona de casa Maria Oliveira Santos (43 anos), reclama que muitas vezes o lixo é jogado contendo fraldas usadas de crianças, isto chama os animais, que esparrama para todos os lados. Recentemente os moradores estão usando um buraco para jogar lixo bem próximo, mas isto não é o correto, logo vai infestar de animas peçonhento, finalizou.
Outro problema da falta de coleta segundo moradores ouvidos pelo o portal, é o quebra-quebra dos veículos coletores da empresa responsável pela coleta, que presta serviços à Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a secretaria como a empresa contratada vem deixando a desejar, e o povo é quem vem pagando a conta com a insatisfação e com a falta de planejamento.
A Prefeitura deve tomar uma providência efetiva antes que a situação fique insustentável, tendo em vista que o governo vem pagando rigorosamente em dia a empresa que venceu a licitação do lixo. Este assunto da falta de planejamento na coleta do lixo em não ter um calendário semanal foi debatido nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal pela vereadora Lisete Negreiros.
A parlamentar disse que encaminhou junto com o vereador Carlos Câmara, oficio ao Secretário de Obras, Keke Rosberg, em busca de resposta. Não é de hoje que este problema da falta de planejamento na coleta do lixo vem afetando diretamente a população do município.
Vale lembrar que o lixo acumulado nas ruas é um grande fator de risco a saúde humana, e neste período chuvoso aumenta mais ainda se não houver cuidados pelos os órgãos responsáveis. Esperamos também que a população colabore para que o serviço da prefeitura tenha eficiência, é preciso ter consciência e a colaboração de todos para que a cidade possa está sempre limpa e organizada.